Gestão Escolar
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Sere

O Sere é um sistema de informações usado pelas escolas paranaenses onde são registrados e armazenados os dados de toda a vida acadêmica dos estudantes, dos professores e da estrutura física e documental das escolas. A partir do registro desses dados, a escola emite os documentos oficiais que acompanham a vida escolar do aluno. A produção, o tratamento e a disseminação dessas informações servem de base para o planejamento e a gerência do processo educacional nas diversas esferas do poder público.


1. Como é composto o Sere?
O Sere é composto por:
  • Sistema Escola Web;
  • Sistema de Educação de Jovens e Adultos (Seja);
  • Estrutura e Funcionamento;
  • Banco de Dados (Base ABC).
2. O que é e como funciona o Sistema Escola Web?
É um módulo onde são registrados os cursos regulares: Educação Infantil, Educação Básica (ensinos Fundamental, Médio e Médio Integrado), Educação Profissional, Programas de Atividades Complementares, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, por período ou semestre.

Este módulo é alimentado pela equipe administrativa da escola. Nele também são registrados os cadastros dos alunos, os cadastros dos funcionários e docentes, as turmas (conforme a oferta da escola), as matrículas dos alunos, as avaliações e as faltas, e a estrutura física das escolas.

A partir da inserção desses dados, o sistema disponibiliza a emissão de relatórios administrativos e gerenciais, e a emissão de toda a documentação legal da escola e dos alunos.
3. Como acessar o Sistema Escola?
O acesso ocorre por meio do endereço eletrônico: https://www.sere.pr.gov.br/sere/. Deve ser selecionada a opção "Sistema Escola", conforme figura abaixo:

imagem da tela inicial do sistema escola web
4. O que é e como funciona o Sistema de Educação de Jovens e Adultos (Seja)?
É um módulo onde se registram a oferta de cursos da Educação de Jovens e Adultos por disciplinas, exames para a eliminação de disciplinas, e declaração e certificação do Encceja e do Enem.

Este módulo é alimentado pela equipe administrativa da escola. Nele também são registrados os cadastros dos alunos, os cadastros dos funcionários e docentes, as turmas (conforme a oferta da escola), as matrículas dos alunos, as avaliações e carga horária frequentada, e os dados das escolas.

A partir da inserção desses dados, o sistema disponibiliza a emissão de relatórios administrativos e gerenciais, e a emissão de toda a documentação legal dos alunos.
5. O que é e como funciona o módulo Estrutura e Funcionamento do Sere?
As escolas têm acesso ao módulo apenas para consultas. Este módulo é alimentado pelos departamentos da Seed-PR e pelos NREs.

Os principais dados registrados nesse módulo são: cadastro da vida legal da escola; matriz curricular; cursos autorizados; sistema de avaliação; cadastro de cursos e suas seriações; carga horária das matrizes curriculares; acompanhamentos de geração de arquivos de dados como matrícula inicial, censo escolar e relatório final; geração de relatórios gerenciais estaduais (ex.: relatório de matrícula por curso, transporte escolar, bolsa família, alunos com deficiência etc.); alteração de perfil de usuários; liberação de estabelecimento; cadastro de turnos dos estabelecimentos; e ocupação de número de alunos por turma nos diferentes níveis de ensino.
6. Como acessar o módulo Estrutura e Funcionamento do Sere?
O acesso ocorre por meio do endereço eletrônico: https://www.sere.pr.gov.br/sere/. Deve ser selecionada a opção "Estrutura e Funcionamento", conforme a figura abaixo:

imagem do sere opção estrutura e funcionamento
7. O que é e como funciona o sistema Banco de Dados (Base ABC)?
A Base ABC é o banco onde são compilados os dados do Sere referente à matrícula.

Esse banco é atualizado quatro vezes ao ano:
  • na matrícula inicial, com a carga em março;
  • no censo escolar, com a carga em maio;
  • na matrícula de agosto, com a carga em agosto; e
  • no relatório final, com a carga no final do período letivo.

A cada carga de matrícula para o sistema Banco de Dados (Base ABC), os novos dados carregados são confrontados com os dados que já foram armazenados, e as divergências geram relatórios de auditorias, dentre as quais se destacam a duplicidade de cadastros e de matrículas.

Depois que os NREs e a equipe de suporte ao Sere corrigem essas divergências, baseados nas informações encaminhadas pelos responsáveis das escolas, os dados produzidos estão prontos para que sejam utilizados pelos departamentos da Seed-PR.
8. Qual a responsabilidade do(a) diretor(a) escolar em relação as informações do Sere?
É fundamental que o(a) diretor(a) acompanhe o funcionário encarregado pela inserção das informações no Sere. O(a) diretor(a) é responsável pela fidedignidade e atualização das informações no que diz respeito às atividades da escola, pois é ele quem assina todos os documentos oficiais, validando todas as informações que foram produzidas por seus funcionários no ambiente escolar.
9. Qual a relação dessas informações com a administração escolar?
As informações contidas no Sere servem de base para o planejamento e gerência do processo educacional nas diversas esferas do poder público e subsidiam a tomada de decisões nos âmbitos administrativo e pedagógico. Para isso, poderão ser utilizadas as informações disponíveis nos diversos relatórios gerenciais.

Salientamos aqui a importância do correto registro das informações, uma vez que o retorno desses encaminhamentos é para o próprio ambiente e comunidade escolar.
10. Como a escola consegue a senha dos sistemas?
Assim que as escolas da rede pública estadual de ensino são incluídas no Sistema de Administração da Educação (SAE), a equipe da Coordenação de Informações Educacionais da Sude/Seed-PR realiza o processo de liberação de sistemas e criação de login e senhas.
11. Em caso de dúvidas sobre o sistema, o login e a senha, como entrar em contato?
A direção escolar deve entrar em contato com a equipe Sere dos NREs.
12. As informações fornecidas pela escola podem ser atualizadas em qualquer período do ano?
Grande parte dos dados contidos no sistema são fornecidos pela escola, podendo ser atualizados pela instituição de ensino sempre que necessário, desde que dentro do ano letivo vigente.

Caso seja necessária a atualização de dados de anos letivos anteriores, esta será realizada com a intervenção da equipe do Sere/NRE e, em alguns casos, da Coordenação de Documentação Escolar (CDE).