Sobre o Portal Dia a Dia Educação

O Portal Dia a Dia Educação é uma ferramenta tecnológica integrada ao site institucional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Lançado em 2004 e reestruturado em 2011, essa ferramenta tem o intuito de disponibilizar serviços, informações, recursos didáticos e de apoio para toda a comunidade escolar.

Ele é dividido em ambientes voltados para educadores, Alunos, Gestores e Comunidade e possui conteúdos específicos para cada um deles. Sua equipe é composta exclusivamente de professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, das diversas disciplinas e áreas do conhecimento, que tem como funções: pesquisar e selecionar materiais/objetos na web, adequando e disponibilizando-os no Portal; apresentar indicações de uso pedagógico nos recursos publicados; e prestar serviço à comunidade, divulgando informações de seu interesse.

Além de sociabilizar conteúdos educacionais, o Portal Dia a Dia Educação também se constitui em um modelo de aprendizagem colaborativa que reconhece e valoriza os saberes escolares. Assim, todos os usuários podem participar por meio do Recurso Colaborativo, enviando sugestões de materiais ou assuntos a serem abordados; sugestões de sites, leituras e filmes; arquivos de áudio e vídeo; simuladores e animações; produções próprias, como imagens e fotografias, artigos, teses, dissertações e monografias; e relatos de experiências bem sucedidos em sala de aula.

Portanto, o Portal Dia a Dia Educação é construído com a participação de todos os usuários envolvidos no processo educativo (professor, aluno, gestor e comunidade), sendo um veículo de informação e de expressão cultural e acadêmica, e uma ferramenta aberta, interativa e dinâmica.

Ambientes do Portal Dia a Dia Educação

Home

Espaço que possui uma identidade visual simples, com imagens de cores distintas que permitem reconhecer os quatro públicos do Portal: Alunos, Educadores, Gestor Escolar e Comunidade. Por meio dessas imagens, o usuário pode acessar os ambientes de cada um dos públicos para obter informações e materiais específicos. Para facilitar ainda mais a navegação, também é disponibilizado o quadro “O que você procura” com uma lista de assuntos que podem ser encontrados no Portal.

Educadores


Ambiente que disponibiliza Notícias nacionais e estaduais sobre Educação; as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná; e informações sobre Formação Continuada e programas e projetos estaduais e federais em parceria com a educação. Nesse ambiente ainda é possível assistir à programação da TV Paulo Freire e ouvir a Web Rádio Escola, bem como acessar os sistemas de consulta de cursos oferecidos pela Seed de protocolo, de profissionais da educação, da Rede Escola, do Consulta Escola, do contracheque, do Edudata, do Censo Escolar e do Diário Oficial.

Em Educadores também é possível encontrar uma diversidade de Recursos Didáticos, como cadernos pedagógicos produzidos pela Secretaria; geradores on-line de referências - ABNT; apostilas e vídeos do Eureka; lista com museus do Brasil e do mundo; consulta a bibliotecas do país e do mundo; links para pesquisas em dicionários e tradutores on-line; resenhas, sinopses, relatos de experiências e notícias sobre eventos envolvendo a sétima arte; informações sobre os hinos municipais do Estado do Paraná e do Brasil; consulta aos folhas e OACs publicados. Em destaque, está disponível o Consulta Escola e um calendário de eventos.

Nas Páginas disciplinares são disponibilizados, ainda:
  • Artigos, Teses e Dissertações: Produções científicas de interesse da Educação Básica publicadas em veículos de divulgação acadêmica. Esse tipo de material disponibilizado pela equipe do Portal é fruto de pesquisas realizadas pela Internet e de colaborações enviadas pelos usuários.
  • Catálogo de Sítios: Seleção de sites organizados por áreas de conhecimento de interesse da Educação Básica.
  • Simuladores e Animações: Simuladores, animações e jogos educativos para serem utilizados em computadores.
  • Relatos de Experiências: Publicação de relatos, enviados por usuários do Portal, de atividades desenvolvidas em sala de aula, utilizando recursos audiovisuais.
  • Sugestão de Leitura: Sugestões de livros que podem contribuir para o aperfeiçoamento docente.
  • Recursos didáticos: Seleção de sons, imagens, vídeos e trechos de filmes. Esses arquivos já se encontram convertidos e prontos para serem usados na TV Multimídia.
  • Temas Atuais: Seleção de assuntos em destaque na mídia, abordados de maneira interdisciplinar, disponibilizando sugestões de textos e recursos audiovisuais para serem utilizados pelos usuários.
  • Notícias: As páginas disciplinares divulgam notícias referentes às áreas de conhecimento. As notícias são pesquisadas na Internet e/ou recebidas via e-mail como colaboração dos usuários do Portal.
  • Eventos: Nas páginas disciplinares são divulgados eventos importantes de cada uma das áreas do conhecimento, como congressos, simpósios, palestras, entre outros.
Além de tudo isso, em Colaboração, pode-se enviar sugestões de materiais ou assuntos a serem abordados; sugestões de sites, leituras e filmes; arquivos de áudio e vídeo; simuladores e animações; produções próprias, como imagens e fotografias, artigos, teses, dissertações e monografias; e relatos de experiências bem sucedidos em sala de aula.

Alunos

Um ambiente interativo e dinâmico que, por meio de informações, materiais e recursos, pode contribuir com os estudos e com a formação do estudante.

Nesse ambiente o aluno encontra o Calendário Escolar com informações sobre o início e término das aulas, período de férias e recessos das escolas estaduais; o Consulta Rede Escola, que disponibiliza todos os sites das escolas públicas estaduais do estado; o Espaço Vestibular, que traz informações sobre o Enem, orientação sobre cursos universitários, dicas e análise de redações, lista dos livros cobrados nos principais vestibulares, acesso aos vídeos e apostilas do Eureka; o Recursos de Pesquisas que podem contribuir na realização dos trabalhos escolares, como dicionários e tradutores on-line, geradores on-line de referência, lista de museus, consultas a bibliotecas do país e do mundo, informações e áudios dos hinos nacionais e do estado e municípios do Paraná, listas de websites, acesso aos mapas interativos do Brasil e do mundo, pesquisa de vídeos, imagens, áudios e trechos de filmes, por disciplinas. Também é possível obter informações sobre o Grêmio Estudantil, como modelos de documentos para criação do grêmio na escola, legislação, ações e o calendário de eventos; e, no Espaço Interatividade, acessar jogos e sites interativos.

Assim como os outros ambientes, temos, ainda, o Consulta escola, o calendário de eventos e o espaço para Colaboração, que busca valorizar a produção dos estudantes das escolas, bem como publicar materiais de interesse de toda a comunidade escolar - assim todos os alunos podem enviar áudios, vídeos, imagens, fotografias, sugestões de blog, temas e recursos de pesquisas.

Gestão Escolar

Um ambiente organizado por assuntos referentes ao dia a dia dos diretores, pedagogos, funcionários da escola, técnicos pedagógicos dos NREs e CRTEs. Traz informações sobre projetos e programas desenvolvidos pelos órgãos do Estado e em parceria com o governo federal. Permite o acesso a informações sobre os cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e à Programação da Semana Pedagógica da escola.

Nesse ambiente, os departamentos terão condições de acessar informações referentes à gestão administrativa e técnico pedagógico escolar, via web, como Patrimônio Escolar, Fundo Rotativo e Instâncias Colegiadas. Poderão também acessar Sistemas de Consulta e Registro, bem como Manuais, Tutoriais, Cadernos Pedagógicos e Temáticos e Documentos Oficiais sobre as Legislações Estadual e Federal.

Para os pedagogos, o recurso Organização do Trabalho Pedagógico disponibiliza materiais e ferramentas que podem contribuir no planejamento e organização do espaço escolar e possibilita acompanhar e repassar informações aos professores, alunos e comunidade sobre assuntos referentes à educação de forma geral.

No espaço para Colaboração, todos os profissionais da educação podem enviar sugestões de materiais ou assuntos a serem abordados; sugestões de sites, leituras e filmes; relatos de experiências, recursos de apoio, ferramentas web e sugestões de eventos. Em destaque, está disponível o Consulta Escola e um calendário de eventos.

Comunidade

Permite o acesso a vários serviços de utilidade pública, como achados e perdidos, endereços das farmácias populares, consulta ao sistema de bulas de remédios, informações sobre auxílio doença, Procon e cartão cidadão; acesso ao sistema de cálculo de aposentadoria e a benefícios sociais, como PIS, abono salarial e seguro desemprego; uma lista das unidades de saúde cadastradas no Paraná; acesso a links dos programas sociais oferecidos pelo governo estadual e federal; e informações sobre os programas e projetos educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

No item Formação, os usuários podem obter informações sobre os cursos técnicos que as escolas estaduais do Paraná oferecem, bem como obter a relação das escolas do Centro de Línguas Estrangeiras - Celem de cada município. No Recurso Comunidade Escolar, está disponibilizado conteúdos escolares, como informações sobre APMF, Conselho Tutelar, Grêmio Estudantil, acesso ao Rede Escola e aos Núcleos Regionais da Educação. Em destaque, está disponível o Consulta Escola e um calendário de eventos.

Vale lembrar que a comunidade também pode participar na construção desse ambiente enviando Colaborações, como sugestões de eventos, cursos, divulgação de projetos, espetáculos, exposições, feiras (arte, livros), festivais (arte, cinema, música), entre outros. Em Consulta Escola, pode-se ter acesso a informações sobre as escolas de interesse e, no calendário de eventos, informações sobre as atividades, festas, comemorações, que estão sendo realizadas no Estado.

Informações gerais

Atendimento do Fale Conosco

O "Fale Conosco" possibilita ao usuário entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) para obter informações, esclarecer dúvidas, dar sugestões, elogiar, solicitar alteração de senha, entre outros.

Criado pela Celepar e vinculado ao Sigo (Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias) das secretarias municipal de Curitiba e estadual do Paraná, é gerenciado pela equipe de comunicação do Portal Dia a Dia Educação.

Ao utilizar o "Fale Conosco" é importante que o usuário preencha o formulário e apresente o maior número possível de informações. Após o preenchimento, o usuário recebe um número de protocolo e a chave de acesso para acompanhar o andamento do contato. O e-mail é recebido pela equipe de comunicação do Portal, que faz a triagem dos assuntos e os encaminha aos órgãos a que compete responder ao cidadão. O sistema permite o contato com o usuário caso seja necessário, e o acesso ao Protocolo Geral do Estado do Paraná para anexar novo protocolo ou consultar anteriores.

Ressalta-se que o usuário também poderá optar em solicitar sigilo sobre o assunto ou anonimato ao preencher o formulário.

Sistema de Busca do Portal

O Portal disponibiliza um sistema de busca desenvolvido pela Celepar. O uso da busca é para que o usuário encontre as informações que procura com mais facilidade. Para tanto, é importante conhecer as possibilidades de uso, uma vez que existem diferentes formas de utilizar ferramentas de buscas nos sites.

Correção de erros detectados

Os conteúdos pesquisados e publicados pela equipe do Portal passam por uma revisão simultânea à sua inserção. Assim, devido à quantidade de material inserido diariamente, pode acontecer de passar algum erro. Dessa forma, é possível o usuário entrar em contato, por meio do Fale Conosco, sinalizando em que página (texto, notícia) encontra-se o erro.

Vale destacar que a equipe do Portal não realiza a revisão ortográfica, textual e a normalização de textos oriundos de outros departamentos.

Cadastro no Portal

Todos os materiais, conteúdos e informações pedagógicas e educacionais disponíveis no Portal são de livre acesso a todos os usuários. No entanto, para acompanhar e registrar o uso de dois sistemas com conteúdos produzidos pela Seed (OAC e Prática da TV Multimídia), é necessário que os usuários sejam cadastrados. Para os professores da rede, o cadastro é feito pelo número do RG; para usuários externos, o cadastro é feito por inserção de um e-mail que a pessoa já possua.

No que se refere a questões administrativas e funcionais, é importante destacar que a Secretaria de Estado da Educação do Paraná reserva um espaço nos ambientes para disponibilização de sistemas de consultas, registros e inscrições de uso exclusivo dos profissionais da rede estadual, como inscrição de remoção, o grupo de trabalho em rede (GTR), a consulta aos cursos realizados pelo setor de formação continuada, consulta ao contracheque, entre outros.

Recomendar esta página via e-mail: