SmartFAQ is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)

Sicape



1. O que é Sistema de Capacitação dos Profissionais da Educação - Sicape?
É o sistema de gestão interna utilizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) para fins de registro de dados, inscrições, confirmação da participação dos envolvidos e certificação das formações ofertadas pela mantenedora.
2. Como são realizadas as inscrições no Sicape?
As inscrições podem ser realizadas pelos técnicos pedagógicos da Coordenação de Formação Continuada e Logística da SEED (CFCL/SEED) ou pelos técnicos de formação continuada nos Núcleos Regionais de Educação (FC/NRE), conforme as peculiaridades da formação.
3. Quem tem acesso ao Sicape?
SEED, NRE e escolas e/ou colégios públicos estaduais e conveniadas possuem um login e senha de acesso cadastrados pela CFCL, cada um com perfil e funções específicas.
4. É responsabilidade do diretor realizar a inscrição dos profissionais da educação nas formações continuada promovidas pela SEED?
Não. A responsabilidade do diretor é autorizar a participação do professor ou agente educacional nas formações continuadas e/ou enviar a listagem de participantes ao técnico da FC no NRE.
5. Como o diretor consegue esse login e senha de acesso ao Sicape?
O login e senha de acesso ao Sicape pertence à escola. Se houver qualquer problema em relação a esses tópicos, o diretor deverá entrar em contato com técnico da FC do NRE.
6. É necessário apresentar certificado de cursos ofertados pela SEED ao RH para fins de progressão e promoção na carreira?
Não. O certificado do participante da rede pública estadual que obtiver 100% de frequência em curso promovido pela SEED/PR Sicape será computado diretamente via sistema.
7. Como o participante imprime seu(s) certificado(s) de curso(s) promovidos pela Seed-PR/Sicape?
Via página institucional. Basta acessar o link http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/frm_login.php?origem=capacitacaoCertificados. Em login, digite seu RG (sem ponto e traço) e, em senha
(digite a mesma utilizada para acessar seu e-mail Expresso).
8. Como obter a certificação quando o participante não tem vínculo com a rede?
Via página institucional. Basta acessar o link http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/frm_login.php?origem=capacitacaoCertificados. Realizar o cadastro como “Outro Usuário” e acessar no
login.
9. Quem tem direito à certificação no Sicape?
Somente terá direito o participante que obtiver 100% de participação.