Carta

logo cadernos PDEAOS PROFESSORES

O Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, inaugura uma nova fase na perspectiva da consolidação da política de formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino. Esta fase se inicia pela apresentação à comunidade paranaense dos resultados alcançados face à participação dos professores no Programa, em suas edições e agora materializados nas produções dos Artigos e Materiais Didático-Pedagógicos, ora disponibilizados.

É importante destacar, que a série "Cadernos PDE" contempla produções na forma de artigos científicos e materiais didático-pedagógicos das diversas áreas de conhecimento nas quais estiveram centrados os estudos dos professores no período de sua formação continuada no Programa, os quais contaram com a imprescindível orientação dos professores mestres e doutores das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado, numa parceria sem a qual esse processo não teria alcançado seus objetivos.

Importa reiterar o fato que se caracteriza como o diferencial dentro do movimento de formação continuada instituído, o qual pode ser qualificado e sintetizado, neste momento, principalmente por duas características consideradas relevantes. A primeira, por ser o material produzido pelos próprios professores da rede, o que os identifica como produtores de conhecimento na sua área de atuação. A segunda, por este material ter como fio condutor das reflexões dos professores sobre a escola pública, uma vez que foi produzido a partir de problemas da realidade dessa escola, pelos sujeitos que nela atuam e que agora encontra espaço para retornar à escola na forma de conhecimento sistematizado, visando contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos em cada área do conhecimento escolar.

Outro destaque a ser enfatizado é o da utilização do meio eletrônico como opção para a socialização da série dos Cadernos PDE. Com esta medida, pretendemos agilizar não só a forma de acesso às produções como também estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas pelos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de forma que possa ser incorporado nas práticas pedagógicas curriculares desenvolvidas.

Tenham a certeza que acreditamos ser a formação continuada de professores um dos determinantes fundamentais para a melhoria da qualidade de ensino e de valorização dos profissionais que nela atuam, sendo a divulgação dos Cadernos PDE, mais um demonstrativo de que priorizamos e apoiamos a melhoria das aprendizagens dos alunos da Educação Básica, sabendo do enorme desafio a ser enfrentando, o qual só poderá ser superado através do esforço a ser realizado no coletivo.


Secretário de Estado da Educação
Recomendar esta página via e-mail: