Apresentação

logoAs Secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná divulgam as produções dos professores da Rede Pública Estadual, elaboradas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE - a série CADERNOS PDE: "Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE”, que expressa a preocupação permanente com a reflexão sobre as práticas pedagógicas no âmbito educativo da Educação Básica.

A série CADERNOS PDE é constituída pelas Produções Didático-Pedagógicas e pelos Artigos Científicos elaborados pelos professores PDE, distribuídos em dois volumes. O referido material está disponível para buscas online por autor ou palavra-chave, possibilitando pesquisa nas 13 disciplinas do currículo da Educação Básica e nas áreas de Pedagogia, Gestão Escolar, Educação Especial e Disciplinas Técnicas/Educação Profissional.

Esta produção didática e científica é resultado da efetiva integração e parceria entre o Ensino Superior e a Educação Básica paranaense. Os participantes do Programa de Formação Continuada – PDE, em consonância com seus pares na escola, realizam estudos, seminários, cursos e são orientados por professores das IES do Estado. O principal objetivo é o aprofundamento teórico e prático, de forma a promover ações pedagógicas relevantes para o ensino e aprendizagem, a partir dos desafios identificados na sua escola de origem e discutidas com seus pares no processo de implementação e socialização no Grupo de Trabalho em Rede. Nesse sentido, o professor PDE produz e implementa suas Produções Didático-Pedagógicas e, ao final, sistematiza as experiências resultantes daquela intervenção no âmbito escolar em forma de Artigo Científico. Como culminância desse processo de formação continuada inovador, a série CADERNOS PDE tem a intenção de contribuir para a qualidade da Educação Básica do país.

Convidamos você, professor, para fazer uso desta produção, apropriando-se dos conhecimentos teóricos e práticos e promovendo uma mudança significativa na sua ação docente.

Este material pode ser reproduzido e divulgado para fins estritamente educacionais, obedecendo sempre à Lei dos Direitos Autorais.

Recomendar esta página via e-mail: