Relato: Pré-Conselho Participativo com alunos

Pedagoga: Maria Inez Rodrigues
Instituição: Escola Estadual Machado de Assis - Ensino Fundamental
Município / Estado: Itaúna do Sul - Paraná - Brasil
Segmentos em que foi aplicado: Professores, pais e alunos
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Nomes e links para os arquivos do Portal:
Outros recursos: Apresentação em Power Point produzida pela pedagoga.

Relato

Nosso relato inicia fazendo uma análise de como era realizado o Conselho de Classe a cada bimestre em nossa Escola. As análises do desempenho dos alunos ficavam somente no resultado final das avaliações, ou seja, visando apenas a nota. Essa era uma atitude fundamentada numa prática pedagógica tradicional que compreendia a avaliação como reprodução na íntegra do que foi ensinado pelo professor.

A partir das capacitações, nas jornadas pedagógicas, procuramos colocar em prática tudo que aprendemos sobre a organização do trabalho pedagógico, principalmente no que se referia ao Conselho de Classe. Essa prática teve início no 3º Bimestre de 2009, após a última jornada pedagógica da qual participamos, onde o assunto a ser tratado era Avaliação, dando-nos um grande suporte para que tentássemos convencer os professores de que precisávamos mudar nossas práticas para melhorar a qualidade de ensino da escola.

Conforme desenvolvíamos as reuniões pedagógicas e acompanhávamos as horas-atividade, apresentávamos aos professores as vantagens de realizar um pré-conselho com os alunos, tendo a participação de um representante de pais que acompanharia todo o andamento deste pré-conselho, com direito a expor suas impressões sobre a fala e a participação dos alunos naquele momento. A princípio, os professores mostraram-se resistentes à ideia, mas, depois aceitaram e conseguimos realizar os pré-conselhos, tendo um resultado positivo na maioria das turmas.

Para que tivéssemos sucesso, realizamos uma pesquisa no Portal Dia a dia Educação, analisando os relatos de experiências ali postados, procurando organizar as fichas de acompanhamento de cada turma, de acordo com a realidade de nossos alunos. Após a realização dos pré-conselhos em cada turma (uma por dia), fizemos a computação dos dados pelo número maior de respostas e organizamos um Power Point que foi apresentado aos professores no Conselho de Classe, juntamente com o resultado das avaliações de cada turma, para que fizessem uma análise do trabalho pedagógico desenvolvido por eles durante o bimestre. Nessa análise, teriam que refletir sobre suas dificuldades, seus avanços, suas falhas em cada turma, realizando um diagnóstico que pudesse nortear o trabalho a ser desenvolvido nas séries que apresentaram maior dificuldade de aprendizagem, sendo registrado numa ficha, para o controle da equipe pedagógica e, também em ata, como registro documental desse processo.

Esse trabalho tem nos ajudado a responder mais positivamente aos anseios dos professores quando precisam que a equipe pedagógica lhes oriente nos processos de intervenção daquelas turmas ou dos alunos que têm dificuldades de aprendizagem. O resultado apareceu agora, quando da divulgação do Ideb de nossa escola, que era de 3,3 subindo para 3,5. Os alunos também demonstraram maior empenho na realização de suas atividades, principalmente, porque ao final de cada pré-conselho eles assumiam compromissos que seriam cobrados ao longo de todo bimestre, tanto pelos professores, quanto pela equipe pedagógica.

Sabemos, ainda, que temos muito para avançar, porém nossa busca para uma educação de qualidade visa a uma escola voltada aos anseios de sua comunidade, e que garanta o direito à permanência, apropriação do conhecimento e socialização do saber elaborado, por meio de uma prática emancipadora, que permita uma relação interativa entre professor, aluno e comunidade, na qual o processo de ensino seja organizado com base no diálogo, na prática e na apropriação de conhecimentos necessários às mudanças de vida de nossos alunos. Paulo Freire já dizia “mudar é difícil, mas é possível”.

Referências

MARTINS, Sueli da Silva. A Prática Pedagógica dos  Educadores no Espaço Escolar:  reflexões voltadas ao aluno trabalhador

Acesse PDF


SILVA, Mônica Ribeiro da Silva; COSTA, JOaquim Golçalves da. Método e Metodologia: implicações na prática docente

Acesse PDF


Fundamentos para uma proposta pedagógica
Dra.Lígia Regina Klein
Acesse PDF


O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?
Cipriano Carlos Luckesi
Acesse PDF


O que são critérios de avaliação?
Coordenação de Gestão Escolar CGE/CADEP
Acesse PDF


LORENZONI, Rosilane de Lourenço; REMPEL, Terezinha Leiza Rempel; CARGNIN, Elisane Scapin Cargnin, TONIOLO, Joze Medianira dos. Conselho de Classe Participativo: uma experiência de participação democrática na escola

Acesse PDF
Recomendar esta página via e-mail: