Planilha: Produções PDE - Matemática

Neste espaço você encontra a lista das Produções - PDE (2007 a 2009). Para acessar a produção, clique no ícone PDF.


 DESCRITOR
 ANO PDE
 NOME PROFESSOR
 TÍTULO
 NRE
 IES
ACESSE
D12 - Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz
2007
Cristiani dos Santos Campos
Tratamento da diabetes: uma aplicação de
matrizes
Apucarana
UEL
 PDF
D12 - Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz
2008
Sineide Farina Messias
Uma atividade de modelagem matemática na sala de aula: o problema da obesidade na adolescência
Maringá
UEM
PDF 
D12- Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz
2009
José Loureto da Cruz Modelagem na educação matemática e o comércio alimentício
Ivaiporã
UEL
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2007
Oswaldo Bulla
Conceitos por meio de planificação e construção de poliedros
Maringá
UEM
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2007
Aldenir Ventura
O ensino da geometria com o uso das embalagens
Cascavel
Unioeste
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2007
Marcelo Turkiewicz
Uma proposta para desenvolver o conteúdo pirâmides em geometria espacial
Goioerê
Unioeste
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2007
Josiane Bernini Jorente Martins Construção de uma Metodologia para ensinar e aprender
matemática - um estudo de caso da terceira série do ensino médio
Assis Chateaubriand
Unioeste
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2008
Ilseu Versa
Poliedros e prismas: um passeio pela sua história e algumas aplicações
Cascavel
Unioeste
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2008
Juliana Scalassara Campos
Geometria espacial
Londrina
UEL
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2008
Viviane Aparecida Veron
Aplicação da geometria espacial em ambientes diversos
Pato Branco
Unicentro
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2008
Carmelígia Marchini
Caderno pedagógico: elo entre ambientes tridimensionais e bidimensionais
Curitiba
UFPR
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2009
Salete Terezinha de Lima Ignachewski
Modelagem e etnomatemática: articulações pedagógicas para o ensino de medidas na 5ª série
Irati
Unicentro
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2009
Claudete Quadra de Morais
Medida: ponto de massa entre a matemática, o corpo humano, e o atletismo
Francisco Beltrão
Unioeste
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2009
Fernanda da Silva Vieira
A matemática e o corte da cana-de-açúcar
Umuarama
UEM
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2009
Luci Maria Dias Onório
Medida de comprimento
Paranavaí
Fafipa
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2009
Lydiani Maria dos Santos Pezzini
Contextualizando o uso do metro como padrão de medida
Paranaguá
UTFPR
PDF 
D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
2009
Rosangela Assis
Razão no dia a dia das pessoas
Curitiba
UFPR
PDF 
D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
2007
Nivaldo Bortolotti
O computador e a disciplina de matemática
Londrina
UEM
PDF 
D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
2007
Ivane Marcarini Simionato
Salve o planeta!
Pato Branco
Unicentro
PDF 
D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
2007
Sueli da Silva Rossi
Funções trigonométricas e os sons musicais
Londrina
UEL
PDF 
D22 - Determinar no ciclo trigonométricos os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
2007
Marideisa Ita Refosco Orientações pedagógicas – matemática – laboratório de ensino de matemática
Cascavel
Unioeste
PDF 
D22 - Determinar no ciclo trigonométricos os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
2007
Terezinha Yoshiko Takaki
Álgebra do ensino médio – quando usamos?
Londrina
UEL
PDF 
D22 - Determinar no ciclo trigonométricos os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
2008
Claudete Aparecida Almeida de Gaspari
O ensino de trigonometria utilizando o laboratório de
ensino de matemática
Goioerê
UEM
PDF 
D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
2008
Valério Marcio de Souza Cordeiro
A trigonometria e o cálculo de distâncias
Cascavel
 Unioeste
PDF 
D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
2008
José Mario leite
Materiais manipuláveis para o ensino de geometria espacial
Curitiba
UTFPR
PDF 
D22- Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno, tangente de um arco no intervalo (0,2)
2009
Laura Jane Tabatcheik Comin
A história da matemática como recurso didático para o ensino da disciplina
Pato Branco
Unicentro
PDF 
D22- Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno, tangente de um arco no intervalo (0,2)
2009
Selma Maria Silva
Desmistificando a trigonometria
Toledo
Fafipa
PDF 
D22- Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno, tangente de um arco no intervalo (0,2)
2009
Cledi Vons Nogeuira Tamaributi
O ensino de trigonometria como apoio do software geogebra
Cascavel
Unioeste
PDF 
D30 - Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
2007
Susana Lucia Pereira Guedes
O ensino de matemática pela aprendizagem significativa:
uma experiência de ensino de matemática financeira
na EJA – ensino médio
Curitiba
UTFPR
PDF 
D30 - Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
2007
Epaminondas Alves dos Santos
Matemática financeira contextual
Jacarezinho
UEL
PDF 
D30 - Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
2008
Vanderlei Ceccatto
Matemática financeira e sua relação com progressões e funções
Laranjeiras do Sul
 Unicentro
PDF 
D30- Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
2009
Maria de Fátima Pereira
Modelagem matemática no estudo de sequências: progressão aritmética progressão geométrica e sua relação com funções
 Maringá
UEM
PDF 
D30- Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
2009
Reginaldo Antônio Viana Franco
A modelagem como estratégia de ensino de matemática
Jacarezinho
UENP
PDF 
D45 – Resolver problemas envolvendo o teorema de Tales
2007
Antônio Osny Gaiowski
Quando a soma dos ângulos internos do triângulo é diferente de 180º
Toledo
Unioeste
PDF 
D45 – Resolver problemas envolvendo o teorema de Tales
2008
Claudete Aparecida Almeida de Gaspari
O ensino de trigonometria utilizando o laboratório de ensino de matemática
Maringá
 UEM
PDF 
D45 – Resolver problemas envolvendo o teorema de Tales
2008
José Mario Leite
Caderno pedagógico materiais manipuláveis para o ensino de geometria espacial
Curitiba UTFPR
PDF 
D45 – Resolver problemas envolvendo o teorema de Tales
2008
Adriana Possobom de Oliveira Ferreira
Os recursos didáticos como mediadores dos processos de ensinar e aprender matemática
Maringá
 UEM
PDF 
D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
2007
Maria Jussara Sobenko Hatum
Funções utilizando recursos tecnológicos
Curitiba
UEM
PDF 
D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
2007
Silvia Tereza Juliani Brandt
O software geogebra como alternativa no ensino da geometria em um mini curso para professores
Cianorte
 UEM
PDF 
D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
2007
Gisele Resstel Amaral
Geometria utilizando o software geogebra
Londrina
UEL
PDF 
D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
2008
Angela Afonsina de Souza Barbosa
Usando o geoplano e o software geogebrapara aprender e ensinar matemática
Paranaguá
UFPR
PDF 
D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
2008
Katie Calonassi de Oliveira da Silva
O jogo como estratégia no processo ensino-aprendizagem de matemática na 6ª série ou 7º ano
Curitiba
 UTFPR
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Claudilaine Asth Gonçalves Torres
Calculando direitos do trabalhador
Ibaiti
 UEL
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Eloi Myszka
Orçamento familiar
Guarapuava
Unicentro
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Epaminondas Alves dos Santos
A matemática financeira como alternativa de contextualização
Jacarezinho
UEL
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Carlos Nicolau
Tendências em educação matemática – resolução de problemas: como como resolver um problema envolvendo função exponencial
AMN
 UTFPR
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Evaldo José Drabeski
O fim do mundo
União da Vitória
Unicentro
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Susana Lúcia Pereira Guedes
O ensino de matemática pela aprendizagem significativa: uma experiência de ensino de matemática financeira na EJA – ensino médio
AMS
UTFPR
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Olindo Possiede Júnior
Matemática financeira: anuidades – cálculos e reflexões
Paranaguá
UFPR
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Ivanise Zem de Morais
Números e álgebra
AMS
UTFPR
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2007
Terezinha Yoshiko Takaki
Álgebra do ensino médio quando usamos? Londrina
UEL
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2008
Ubirajara Gomes de Azeredo Filho
Matemática financeira: juros simples e composto
Curitiba
 UTFPR
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2008
Vanderlei Ceccatto
Matemática financeira e suas relações com progressões e funções
Laranjeiras do Sul
Unicentro
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2008
Ângela Regina da Silva
A matemática financeira no ensino médio
Paranavaí
Fafipa
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2008
Acir Senn
Matemática financeira participando de suas decisões
União da Vitória
UFPR
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2008
Inez Ana Isoton
Educar para a independência financeira
Francisco Beltrão
Unioeste
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2009
Marlene Ivanilde Gomedi
Buscando a compreensão e a  aplicação da matemática financeira em situações cotidianas
Apucarana
UEL
PDF 
D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
2009
Sonia Soely Mendes
Uso da calculadora em sala de aula
Curitiba
UTFPR
PDF 
D52- Resolver problemas envolvendo juros compostos
2009
Margarete Demetreo Educação financeira por meio da resolução de problemas, para alunos de 8ª série do ensino fundamental
Francisco Beltrão
Unioeste
PDF 
Recomendar esta página via e-mail: