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RCO



1. Professor registrou 3 aulas sendo que eram 2. A pedagoga tenta excluir mas não consegue por ter conteúdo vinculado, o que ela deve fazer?
Neste caso, o(a) professor(a) precisa acessar a função Conteúdo, excluir o conteúdo, para depois acessar a função Frequência e excluir a frequência. Se for após os 7 dias do fechamento do período, a correção só poderá ser feita com a senha do pedagogo.
2. Quando o professor sai em Licença por um período de 15 dias, o RH faz o suprimento do professor substituto, porém o Meta4 demora para atualizar as demandas e o professor substituto fica sem acesso ao RCO. Como resolver?
O suprimento do professor substituto é efetuado no Sistema SAE, tão logo a Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional – DIMS homologue e digite no META4 o afastamento do professor titular, para que seja aberta a vaga para o suprimento do professor substituto. Nestes casos, quando o professor fica sem acesso ao RCO, ele deve fazer os registros junto com o(a) pedagogo(a).
3. Quando o aluno não faz a avaliação ou a recuperação, como registrar no RCO?
O professor deverá registrar 0,0, conforme a Instrução 005/2014 no Item 9 letra f e poderá fazer anotações no campo observações individuais da função Frequência.
4. Em caso de paralisação, como os professores que não paralisaram registram aula se os alunos não compareceram?
Os professores deverão utilizar a opção Sem Frequência, selecionar o item sem atendimento pedagógico e no campo Observações anotar: Paralisação de professores e os alunos não compareceram.
5. Como registrar reposição em contra turno?
O professor inclui a frequência a partir do menu Frequência e anota no campo Observações da turma que a aula foi realizada em contra turno, informando o turno.
6. Durante o bimestre o pedagogo não tem opção de deixar uma observação para o professor sobre o preenchimento do RCO. Como informar o professor antes do parecer final da equipe pedagógica?
O pedagogo deverá utilizar a opção Aviso da função Vistar Registro de Classe. Para cada aviso, o professor recebe um e-mail com as observações registradas pelo pedagogo.
7. Como registrar notas e faltas dos alunos atendidos pelo SAREH?
Ao aluno atendido pelo SAREH é garantido o abono das faltas, a partir da apresentação do atestado médico, que deverá ser cadastrado pelo secretário através da função Faltas Amparadas/Justificativa. Quanto ao registro das notas, estas deverão ser repassadas pelo professor do SAREH para a instituição de ensino e o pedagogo fará os registros no Sistema.
8. Como lançar notas parciais de alunos transferidos de outras escolas?
Quando o aluno transferido traz notas parciais da escola de origem, cujo sistema de avaliação e regra de cálculo sejam diferentes da escola, cabe aos professores realizarem o cálculo e transposição das notas de forma proporcional e equivalente aos pesos/valores atribuídos às avaliações da disciplina, bem como o registro no RCO.
9. Falta visto favorável do pedagogo em mais de um livro de uma determinada turma. Se a secretaria enviar as notas para o SERE, sem todos os vistos, será possível depois, acessar e enviar as disciplinas faltantes?
Sim, a secretaria da escola pode enviar as notas dos registros que já estão com parecer favorável e enviar em outro momento os demais registros.
10. Na função Grade de horário, a escola digitou errado os horários dos professores e agora não consegue alterar ou excluir. O que fazer?
Neste caso, a Instituição de Ensino deve incluir um novo horário que substituirá o anterior e manterá o histórico dos horários que já foram cadastrados.
11. Não sei a senha do RCO. O que fazer? Onde solicitar uma senha?
Ao acessar pela primeira vez o Sistema, o professor/funcionário deverá:
a) informar o Usuário e clicar no botão "Esqueci a senha";
b) clicar em “Cadastrar/Alterar Senha”;
c) informar o Login ou o CPF ou o email institucional (Expresso), digitar as letras da imagem e clicar no botão "Enviar”. O Sistema Sentinela encaminhará uma mensagem para o email institucional (Expresso), com um Link para o usuário cadastrar uma nova senha.
O mesmo procedimento deve ser feito quando a senha do usuário for bloqueada.
12. Professor não possui cadastro no Sentinela, o que fazer?
Professores novos, pedagogos e PSS precisam:
a) estar supridos no SAE;
b) fazer cadastro no Portal Dia a Dia Educação. Em caso de dúvidas, consulte o tutorial;
c) o Estabelecimento dará a permissão de acesso ao RCO.
13. O sistema RCO vai funcionar na casa dos professores?
Sim, o sistema é on-line e o professor poderá acessar de qualquer lugar com internet disponível.
14. Como registrar o conselho de classe no RCO?
O Conselho de Classe não é dia letivo, portanto, não há necessidade de ser registrado no Registro de Classe. Caso a instituição de ensino queira registrar, os professores devem selecionar na função Frequência, a data do Conselho, clicar no botão Sem Frequência, selecionar o item Sem Atendimento Pedagógico e, no campo Observações informar: Conselho de Classe.
15. Em caso de transferência de aluno, no momento de digitar as faltas no Sere Web para emitir a guia de transferência, o sistema mostra a mensagem: "Estabelecimento não autorizado a lançar notas através do Sere, utilize o sistema de registro de classe digital". O que fazer?
O campo Observações, tanto da Ficha Individual, quanto da Guia de Transferência emitidas pelo SERE, está habilitado para a inclusão dos registros que se fazem necessários para a transferência dos alunos.
16. A escola optou por um mínimo de 2 avaliações na regra de cálculo. O professor pode acrescentar novos campos para registro de mais avaliações?
Sim, o professor pode registrar mais do que o mínimo estipulado pela escola, sendo o máximo de até 10 avaliações.
17. Quando o número mínimo de avaliações da escola for igual a 4 e o professor não registrar o número mínimo, os alunos serão prejudicados?
Neste caso, o sistema não permite o fechamento da média e o professor terá que aplicar o número mínimo de avaliações.
18. Como lançar atestados médicos de 1 dia para os alunos na função Falta Amparada?
Clicar na função “Falta Legalmente Amparada”, selecionar o nome da instituição de ensino, digitar o CGM do aluno e clicar em Incluir, digitar a data início e data fim, que neste caso é a mesma, selecionar o amparo legal, digitar as observações e clicar em Salvar, observando que, todos os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
19. Ao acessar a função Vistar Registro de Classe, aparece a mensagem: "Não existem registros para os dados informados." Como o pedagogo vista o livro nessa situação?
Essa mensagem aparece quando o pedagogo acessa a função, seleciona os campos obrigatórios e clica no botão Consultar, o que significa que o pedagogo ainda não emitiu nenhum aviso ou parecer em relação ao livro. Pois ao clicar em Consultar, o sistema permite que o pedagogo visualize o histórico de avisos/pareceres enviados aos professores. Para vistar o livro, o pedagogo seleciona os campos obrigatórios e clica no botão Incluir.
20. Como fica o abono de faltas dos alunos no RCO?
Aos alunos são abonadas faltas apenas quando legalmente amparadas:
- afecções impeditivas de frequência, mediante atestado médico (Lei Federal nº 1.044/69);
- licença gestação (Lei Federal n. 6202/75);
- serviço militar (Dec.-Lei Federal n. 715/69);
- acompanhamento hospitalar de filho menor – (Res. n. 41/1995 – Cons. Nac. dos Direitos da Criança e do Adolescente);
- participação em eventos e projetos vinculados à SEED (atividades extracurriculares) Nesta situação, o(a) secretário(a) acessa a função Falta Amparada, preenche os campos de identificação da instituição de ensino, o CGM do aluno, inclui o período de afastamento, seleciona o amparo legal, digita o documento apresentado no campo observações e clica em Salvar.
21. A escola cadastrou no SERE, por engano, os alunos da Dependência e Adaptação vinculados no Plano Especial de Estudos. Os alunos já foram excluídos no SERE, porém, continuam aparecendo no RCO. O que fazer?
Quando o aluno é excluído por erro no SERE, automaticamente ele é excluído no RCO. Caso ainda apareçam, a escola precisa enviar e-mail para rconline@seed.pr.gov.br, informando nome e CGM do aluno, série, turma, disciplinas e turno, a fim de que sejam excluídos do RCO.
22. Na tentativa de alterar a regra de cálculo da escola, aparece a mensagem "Impossível alterar, já existem Avaliações Parciais cadastradas com esta Regra de Cálculo.", porém, não consta nenhuma avaliação parcial. Como proceder nessa situação?
O ideal é que a regra de cálculo seja definida antes do início do registro de frequências pelos professores. Contudo, sendo necessária a alteração da regra de cálculo, a escola encaminha solicitação de exclusão da regra para o e-mail rconline@seed.pr.gov.br. Todos os registros serão excluídos e os professores deverão inclui-los novamente.
23. Quando o professor faltar e a turma for atendida pelo pedagogo, como registrar no RCO?
O pedagogo fará o seguinte procedimento:
a) acessar a função Frequência;
b) selecionar os campos obrigatórios;
c) clicar no botão Incluir;
d) inserir a Data da Aula;
e) na opção Aulas Geminadas, selecionar o número, quando for o caso;
f) clicar no botão Lista de Alunos e registrar as faltas;
g) clicar no botão Salvar e Ir para Incluir Conteúdo;
h) Em conteúdos estruturantes, selecionar Aula Extracurricular;
i) Atualizar conteúdos básicos e selecionar Aula Extracurricular;
j) Em conteúdo específico, especificar o tema abordado na aula.
24. Quando o professor faltar e a turma não tiver atendimento pedagógico, como registrar no RCO?
O(A) professor(a) fará o seguinte procedimento:
acessar a função Frequência, selecionar os campos obrigatórios, clicar no botão Incluir, inserir a Data da Aula, clicar no botão Sem frequência, selecionar a opção sem atendimento pedagógico, digitar no campo Observações: Falta do professor.
25. Sou professor substituto e não consigo acessar o RCO. O que fazer?
Primeiramente, o professor pode procurar a secretaria da instituição de ensino, a fim de verificar na função Turma/Docente se está vinculado na turma, bem como atentar para a data fim, pois quando o suprimento do professor substituto é cortado no sistema, automaticamente este perde o acesso ao RCO e o estabelecimento tem que vincular o professor novamente para um novo período de substituição.
26. Sou pedagoga e ao tentar alterar um registro aparece a mensagem: "Não é permitido lançar registro após o visto favorável. Caso deseje alterar algo entre em contato com a Pedagoga responsável." O que fazer?
Para alterar algum registro após o parecer Favorável, o pedagogo precisa acessar a função “Vistar Registro de Classe”, selecionar os campos obrigatórios e clicar em “Incluir Visto”, na opção “Parecer”, selecionar o item “Não favorável”, digitar as observações e clicar em “Salvar”.
27. Como excluir avaliação que o professor incluiu por engano mas que não foi, nem será aplicada?
A Instituição de ensino deve enviar e-mail solicitando a exclusão da avaliação para o técnico responsável pelo RCO no seu NRE, informando: município, instituição de ensino, série, turma, turno, disciplina, número da avaliação/recuperação (Ex.: AV3 ou Recuperação AV3) e período de avaliação (Ex.: 1º bimestre). Lembramos que, solicitações de exclusão de avaliações/recuperações só serão atendidas quando enviadas através do email institucional (Expresso).
28. Quando o pedagogo utiliza o parecer Não favorável?
Quando após o parecer favorável, um professor identificar algum erro no registro e precisar alterá-lo, no período de até 7 (sete) dias após o fechamento do período letivo, o próprio professor pode fazer as correções, após este prazo e até 60 (sessenta) dias, o pedagogo é que deve fazer as correções. Neste momento, o pedagogo: acessa a função Vistar Registro de Classe; seleciona os campos obrigatórios; clica no botão Incluir Visto; na opção Parecer, seleciona o item Não favorável, digita as observações e clica em “Salvar”; o professor ou o pedagogo faz as correções necessárias no registro de classe, após concluídas as alterações, o pedagogo precisa acessar a função Vistar Registro de Classe e emitir o parecer Favorável novamente.
29. O aluno foi remanejado de turno e o professor não consegue registrar a nota da avaliação. O que fazer?
Quando o período avaliativo estiver fechado, o secretário fará o registro das notas e faltas na turma nova através da função Movimentação de Faltas/Notas em Registrar Consolidado. Quando as notas forem parciais, o lançamento deverá ser feito pelos professores da turma para a qual o aluno foi remanejado, se o professor não tiver mais acesso a este período avaliativo, quem tem permissão para fazer este registro é o pedagogo. As notas da turma antiga não serão levadas em consideração na hora de migrar os registros para o SERE.
30. Alunos com licença médica, o professor tem como visualizar? Como fazer o registro desses alunos?
O professor pode visualizar os alunos em licença médica no pdf do Registro de Classe, no campo das observações, desde que o secretário tenha cadastrado o atestado médico/justificativa no Sistema. Para os alunos que não estão em sala de aula, o professor deve anotar falta (F), quando estes tiverem uma justificativa que seja amparada legalmente, estas faltas serão abonadas, após o cadastro do atestado por parte do secretário.
31. Em caso de dependência (DP) em forma de Plano Especial, como registrar no RCO?
No caso de DP com plano especial de estudos, o aluno não será carregado no RCO para registro de frequência. A Dependência com plano especial deverá ser registrada no SERE após a conclusão da disciplina, no final do ano letivo.
a) Acesse a função: Menu > Matrícula > Incluir > Exceção
b) Informar CGM e clicar na turma em que o aluno está matriculado
c) Selecionar Dependência com Plano Especial
d) Selecionar Série > Disciplina
e) Registrar o número de Horas e a nota.
32. A escola pode queimar/eliminar os livros de chamada, agora que está utilizando o Registro de Classe On-line?
Conforme Deliberação n. 031/86 e Parecer n. 004/86, os livros de Registros de Classe deverão ser arquivados por 05 (cinco) anos. Somente após este prazo poderão ser destruídos, conforme as normas de preservação ambiental (Decreto Federal n. 4.281/2002) e procedimentos constantes no Regimento Escolar.
33. Como registrar as reuniões pedagógicas previstas em calendário?
Os professores deverão:
a) acessar o menu Frequência;
b) selecionar os campos obrigatórios;
c) clicar no botão Incluir;
d) conferir/alterar o campo Data da Aula;
e) clicar no botão Sem frequência;
f) selecionar o item sem atendimento pedagógico;
g) preencher no campo Observações: Reunião pedagógica;
h) Salvar.
34. Professor/pedagogo tenta excluir conteúdo que foi registrado a mais por engano e aparece mensagem de que existe uma avaliação vinculada. Como excluir o conteúdo se não é possível excluir a avaliação, ou se a avaliação foi aplicada no dia deste conteúdo a ser excluído?
Neste caso, o professor/pedagogo precisa acessar a função Avaliação, selecionar os campos obrigatórios, clicar em Consultar, nas avaliações clicar em alterar, desmarcar o conteúdo da aula do dia a ser excluído e clicar em Salvar. Acessar a função Conteúdo, clicar em Consultar, clicar em
Excluir para excluir o conteúdo do dia que foi cadastrado errado.