Gestão Escolar
SmartFAQ is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)

FAQ - Perguntas frequentes > Gestão Pedagógica > Oferta de Educacional EJA

Oferta de Educacional EJA



1. O que é a EJA?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino dentro da Educação Básica onde os estudantes estudam por disciplinas e cujos conteúdos estão previstos nas Diretrizes Curriculares.
2. Quem oferta a EJA?
É ofertada na rede municipal, estadual e privada de ensino. Na rede municipal é ofertado o Ensino Fundamental - Fase I (Anos Iniciais) e na rede estadual e privada de ensino são ofertados o Ensino Fundamental - Fase II (Anos Finais) e o Ensino Médio.
3. Qual o objetivo principal da EJA?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem o objetivo de democratizar e assegurar o acesso à Educação. Ela é voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade. A EJA é pautada pela inclusão e pela qualidade social. Conforme o art. 37 da LDB “A Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”.
4. Quem determina a oferta da modalidade EJA em uma escola?
O diretor da escola reconhece a necessidade de ofertar a EJA mediante o perfil de sua comunidade. Deverá reunir os interessados à escolarização e levantar o número de interessados e conferir a compatibilidade com o estabelecido em lei para que seja autorizada a abertura desta modalidade, como a idade mínima para matrícula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, por exemplo. Após esse levantamento, protocola-se a solicitação no NRE. O trâmite e análise segue pelo NRE, Seed-PR e CEE.
5. Como se estrutura o Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja)?
O Deja foi criado para atendimento das demandas de Educação de Jovens e Adultos, que compreendem:
  • Acompanhamento e análise de processos de cunho pedagógico referentes à vida legal das escolas da rede de ensino do Estado (municipal, estadual e privada);
  • Oferta de alfabetização às pessoas não alfabetizadas com 15 anos ou mais;
  • Oferta de educação às pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional e Socioeducativo;
  • Oferta do exame estadual de EJA para certificação de Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Certificação e proficiência dos exames nacionais (Enem e Encceja);
  • Formação continuada dos profissionais da educação que atuam nos programas de alfabetização e nas instituições de ensino que ofertam a EJA;
  • Acompanhamento e suporte às equipes de EJA nos Núcleos Regionais de Educação;
  • Acompanhamento, coordenação e suporte às equipes gestoras das instituições de ensino que ofertam a EJA;
  • Articulação das demandas de EJA com os demais departamentos e setores da Seed-PR, assim como outras secretarias e instituições parceiras.