SmartFAQ is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)

SERE



Sistema Escola Web



1. Quais documentos devem compor o processo de Liberação do Sistema Escola Web para Escolas Municipais e Privadas?
1 - Ofício de solicitação de uso;
2 - Termo de Cessão de Uso e Compromisso;
3 - Relação dos Cursos Ofertados;
4 - Cópia aprovada pelo departamento responsável da Matriz Curricular dos cursos ofertados;
5 - Relação das disciplinas a serem ofertadas
6 - Cópia do Projeto Político Pedagógico (somente as páginas que constem o sistema de avaliação);
7 - Cópia do Relatório de Vida Legal da Escola-VLE (caso esteja cadastrado no VLE);
8 - Parecer do Núcleo Regional de Educação/Documentação Escolar/Estrutura e Funcionamento e do SERE atestando que o Sistema atende aos cursos, matrizes curriculares, disciplinas e sistema de avaliação ofertados pela Escola.
9 - Só terão os dados migrados para o Educacenso escolas que tiverem o Sistema Escola WEB liberado até o dia 1º de Maio.
2. Para Escolas optantes pelo Programa Ensino Médio Inovador, quais turmas deverão ser marcadas como Turma Participante?
Deverão ser marcadas:
- Todas as turmas do Ensino Médio Regular NOTURNO.
- Turmas do Ensino Médio Integrado de QUALQUER turno.
- Turmas dos Cursos de Formação de Docentes de QUALQUER turno.
3. Turmas do Proeja podem ser assinaladas como Participantes do Programa Ensino Médio Inovador?
Segundo o DEB/SEED, turmas de Educação de Jovens e Adultos não devem ser assinaladas como Participantes do Programa Ensino Médio Inovador.
4. É obrigatório manter a Ficha Saúde na pasta individual de todos os alunos de todas as modalidades de ensino?
A Ficha de Saúde foi desenvolvida a pedido do então Secretário da Educação, Prof. Flávio Arns. A orientação da Coordenação de Documentação Escolar (CDE) é para que seja preenchida no momento da matrícula do aluno no Estabelecimento e substituída a cada renovação da mesma. Quando o aluno sair da escola por transferência ou conclusão, não há necessidade de manter o documento arquivado.

Sistema SEJA



5. Quais documentos devem constar no processo Matrícula Retroativa?
No processo de matrícula retroativa devem constar os seguintes documentos: cópia dos documentos pessoais do aluno, CGM, disciplina a ser matriculada e data de matrícula, ofício justificando o que houve, cópia do livro de chamada ou cópia da ficha de acompanhamento individual. Encaminhar tudo isso à Coordenação de Informações Educacionais(CIE).
6. É possível corrigir o Relatório Final no Seja?
No sistema Seja temos correção de relatório também. A diferença é que no Sere a correção deve ser realizada no Sistema Escola WEB e na base ABC e, no sistema Seja, a correção deverá ser realizada somente no sistema Seja. Porque os dados do Seja não são carregados para o ABC. Se caso a disciplina constar como "matriculada" e não foram inseridos os lançamentos de nota e frequência, a escola deverá informar o aluno como Ativo na disciplina novamente. Acessar Menu/Lançamento de notas e informar esses dados. Se a disciplina não estiver constando como "matriculada" no sistema, a escola deverá montar processo de matrícula retroativa.
7. Como proceder em caso de cadastro sem matrícula?
Quando você incluir um novo cadastro para o aluno no sistema Seja e nesse cadastro não houver nenhuma matrícula, o sistema não permitirá a unificação dos CGM's. Então, a escola deverá excluir o cadastro, eliminando assim o CGM.
8. Como fazer para informar que a escola oferta o transporte escolar?
Para informar o transporte escolar, primeiro deverá acessar: Menu/Acompanhamento do aluno/Administração escolar/Dados da escola, no campo "Oferece transporte escolar", selecionar a opção (SIM). Essa informação confirma que a escola oferta. Inserida essa informação, deverá ser acessado o cadastro dos alunos que utilizam o transporte, e no campo "Transporte Escolar" informar a utilização.
9. Como fazer a regularização da EJA Fase I?
A função para inserir regularização da Fase I foi liberada no sistema. Para carregar a regularização no histórico acessar: Menu/Relatórios/Histórico/Exceções/Inclusão, selecionar no campo ensino, processo fundamental Fase II, e utilizar a exceção: Regularização Fase I. Para carregar para o relatório de regularização, acessar: Menu/Relatórios/Relatório Final/Regularização de Vida Escolar, selecionar a escola e no campo de regularização, utilizar a opção Regularização de Vida Escolar Ensino Fundamental Fase I – Curso.
10. Como proceder para carregar alunos da proposta antiga (SABI) para a nova proposta (SEJA)?
Acessar Menu/Estudante/Aluna da proposta antiga, essa função carrega o cadastro do sistema Sabi para o sistema Seja. Acessar: Menu/Matrícula de aluno/Buscar proposta anterior 2006, essa função carrega as matrículas do sistema SABI para o sistema SEJA. Carregado o cadastro e as disciplinas, verificar a qual estabelecimento pertence o CGM, e se for o caso solicitar à transferência, para dar continuidade a matrícula.
11. Quando devo utilizar a função altera matrícula no ensino ?
Essa função deverá ser utilizada nas seguintes situações:

- Quando a escola entrar em contato informando que tem um aluno matriculado na Fase II ou no Ensino Médio e que não está carregando o nome dele para a listagem do livro de chamada ou na consulta/estatística/alunos matriculados. Antes de qualquer alteração, primeiro acessar: Menu/Consultas/Situação do aluno e observar todos os campos dessa consulta. Para corrigir acessar: Menu/Manutenção Celepar/Altera matrícula no ensino/informar o CGM e no campo ensino, selecionar Fundamental Fase II ou Médio. Na próxima tela conferir o nome da escola, se estiver carregando um nome de escola diferente da consulta situação do aluno, corrigir deixando com o mesmo nome. No campo "situação do estudante", informar ativo. No campo "situação de conclusão" do estudante, informar por curso e clicar no "alterar".

- Quando a escola informar que não consegue matricular o aluno, porque o sistema mostra a mensagem:

Aluno já matriculado em outro ensino
Consultar a situação do aluno, observando todos os campos, e em qual ensino o aluno está realmente matriculado. Geralmente, esse erro ocorre quando o aluno está matriculado na Fase II e a escola carrega exames do ensino médio. Percebe o erro e exclui esse exame, então o ensino médio fica em aberto. Para corrigir acessar: Menu/Manutenção Celepar/Altera Matrícula no Ensino/informar o CGM e no campo Ensino, selecionar Fundamental Fase II, conferir o nome da escola. No campo Situação do Estudante, informar Ativo. No campo Situação de Conclusão do Estudante, informar por curso e clicar no Alterar. Depois acessar mais uma vez a mesma função e no campo Ensino, selecionar Ensino Médio, conferir o nome da escola. No campo Situação do Estudante, informar como Concluinte Final. No campo situação de conclusão do estudante, informar por exames e clicar no Alterar.

Quando a escola tentar inserir uma matrícula para o aluno e o sistema mostrar a mensagem:
Estudante não matriculado ou não pertence a esta escola.
Para corrigir acessar: Menu/Manutenção Celepar/Altera Matrícula no Ensino/informar o CGM e no campo Ensino, selecionar Fundamental Fase II ou Ensino Médio, conferir o nome da escola. No campo Situação do Estudante, informar Ativo. No campo Situação de Conclusão do Estudante, informar por curso e clicar no Alterar. OBS: Esse caso geralmente ocorre porque o nome da escola está diferente.

Liberar aluno transferência
Essa função deverá ser utilizada quando a escola informar que liberou a transferência de um determinado CGM, porém o mesmo continua aparecendo como pendência para a escola. Para corrigir acessar: Menu/Manutenção Celepar/libera aluno transferência, informar o CGM. No campo Estabelecimento, informar a escola de destino do aluno. Por esse motivo a escola deverá informar para onde o aluno está indo.
12. Como unificar CGM's?
Para unificar os CGM's antes é necessário consultar os dois CGM's. Se nos dois tiver uma mesma disciplina matriculada e em um deles a situação da disciplina for concluída, e no outro a mesma disciplina estiver como Desistente ou Ativa, excluir essa última situação para que não sobreponha a conclusão. Se um dos CGM's estiver em outra escola, deverá ser solicitada a transferência.

Censo Escolar



13. Qual é a data base do Censo Escolar 2014?
A data base do Censo Escolar 2014 é 28/05/2014.