Grêmio Estudantil

Instâncias colegiadas >> Grêmio estudantil

Neste espaço você terá acesso a referenciais sobre o grêmio estudantil, bem como dados relativos às ações de acompanhamento, apoio e orientação quanto à sua organização, atribuições e articulação com os outros colegiados escolares – conselho escolar e APMF.

Além destas demandas específicas, a Coordenação de Gestão Escolar tem a função de promover e assegurar a participação efetiva dos alunos nos processos de tomada de decisão do coletivo da escola, bem como planejar, propor, assessorar, executar e avaliar a formação continuada, presencial e a distância, nas diferentes áreas de atuação previstas.

É importante reconhecer que o grêmio estudantil é a instância colegiada e deliberativa, a partir da qual os estudantes se organizam de modo mais sistemático, considerando os fundamentos históricos e políticos da constituição do movimento estudantil e sua participação no processo de redemocratização do Brasil. Nosso trabalho consiste em afirmar a importância da formação dos representantes da e na comunidade escolar. Neste sentido, é fundamental que os alunos se apropriem, a partir de situações reais, do conceito de representação e do que significa representar seus pares em diferentes espaços, com vistas a assegurar a defesa dos interesses e das necessidades do segmento dos alunos.

Desta forma, buscaremos instrumentalizar os alunos, bem como a comunidade escolar, para que compreendam a importância da sua participação no processo de democratização da sociedade e da educação, entendendo que a realidade escolar não pode se distanciar da realidade social. Portanto, é preciso que, desde cedo, as nossas crianças e jovens possam participar da vida política e exercer um papel de agentes de concretização dos direitos inerentes a cada pessoa e a todas elas pela via da participação coletiva nos processos decisórios e de controle social.

Icone Como formar?
Como formar

Saiba como organizar
um grêmio

ícone contato
Contato

Deixe sua dúvida, comentário, sugestão

ícone cadernos pde
Cadernos PDE

Produções de participantes do PDE
Icone Leis
Leis

Leis e documentos
oficiais

Icone Links Interessantes
Links Interessantes

Confira lista de
Websites

Icone documentos
Modelo de Documentos

Modelos de documentos importantes
Icone O que é?
O que é?

Confira as
informações gerais

outros materiais
Outros Materiais

Sugestão de atividades para o grêmio

ícone perguntas frequentes
Perguntas Frequentes

Consulte a lista de perguntas e respostas

Recomendar esta página via e-mail: