Proposta: O Trabalho como Princípio Educativo na Educação Profissional

Pedagoga: Daisy Ferraz Hampel Gonzaga
E-mail para contato: dhampel@uol.com.br
Instituição: C. E. Usina Bandeirantes - EFPM
Município / Estado: Bandeirantes - PR
Segmento em que pode ser aplicado: Professores e Alunos
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim*








Proposta de Atividade

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina "Apoio ao uso dos recursos de portais educacionais na prática pedagógica”, sob a orientação do docente Maria Cristina Mahnic, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação, do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, do Estado do Paraná.

Tendo em vista as recentes políticas de expansão da Educação Profissional no Estado do Paraná, torna-se mais acentuada a preocupação com uma formação que articule os eixos trabalho, ciência, cultura e tecnologia.

Segundo Abreu, Gomes e Kuenzer (2007, p. 472 ): “[...] agir teoricamente e pensar praticamente, é a função da escola; esse aprendizado não se dá espontaneamente pelo contato com a realidade, mas demanda o domínio das categorias teóricas e metodológicas pelo aprendizado do trabalho intelectual”.

Assim, tomando o trabalho como princípio educativo, a presente proposta possibilita a construção de uma práxis ancorada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, desenvolvendo a capacidade de integrar teoria e prática, a fim de superar conhecimentos fragmentados.

Objetivos
  • Refletir sobre a Educação Profissional, superando a visão dicotômica, nos processos formativos, entre conhecimento científico e senso comum, ciência e cultura, educação e trabalho, teoria e prática.
  • Possibilitar aos docentes da Educação Profissional em reuniões pedagógicas e proporcionar aos discentes em sala de aula a reflexão sobre trabalho e a educação por meio da práxis, articulando ciência, cultura, tecnologia e sociedade, e tomando o trabalho como princípio educativo.

Encaminhamentos Metodológicos

Esta atividade utilizará seis aulas. Iniciar as discussões sobre o tema apresentando, na TV Multimídia, a imagem Indústria, que demonstra a condição de trabalho de muitos brasileiros. Essa imagem servirá para fazer uma reflexão sobre as relações de trabalho.

Em seguida, passe o trecho do filme Tempos Modernos, que nos leva a refletir sobre as consequências de se trabalhar de forma repetitiva. Proporcione momentos para discussão sobre o filme:
  • Como é organizado o trabalho no capitalismo?
  • Quais são as consequências neurológicas e físicas de se trabalhar de forma repetitiva?
  • Você sabe como as ações danosas do taylorismo/fordismo se refletem na sociedade?
  • Qual a relação do trecho do filme com o consumismo?
  • Como as questões mostradas pelo filme se refletiu na organização da escola?
  • O que mudou na Educação Profissional?
A partir da reflexão sobre as questões apresentadas, sugere-se que os alunos assistam ao vídeo Alongamento. Pretende-se, portanto, que os alunos tenham a consciência de que alguns minutos de ginástica laboral no trabalho podem evitar problemas de lesões por esforços repetitivos (LER). Sugere-se convidar um profissional na área da Educação Física ou da Saúde e Segurança do Trabalho para proferir uma palestra sobre LER ou Ergonomia e ensinar alguns exercícios simples para serem executados durante a jornada de trabalho.

Com base nas questões discutidas anteriormente, como prática, os alunos poderão elaborar, no laboratório de informática, de 5 a 10 slides que demonstrem a expressão de um novo equilíbrio entre atuar praticamente e de trabalhar intelectualmente, tomando o trabalho como princípio educativo na Educação Profissional, substituindo o saber fazer pela compreensão dos processos. Outra prática interessante, é a apresentação das produções por meio de um seminário.

Avaliação

A avaliação será contínua, no decorrer das atividades, analisando os questionamentos, intervenções e formação dos conceitos. Observar uma nova postura em relação à apropriação dos conteúdos, tomando o trabalho como princípio educativo, no que se refere à superação de um novo equilíbrio entre atuar praticamente e de trabalhar intelectualmente, substituindo o saber fazer pela compreensão dos processos. A retomada dos conteúdos acontecerá sugerindo leitura e pesquisa para as produções no laboratório de informática e, posteriormente, apresentação em seminário.

Recursos Didáticos e Tecnológicos
  • computadores
  • pen-drive
  • textos
  • TV Multimídia

Materiais ditáticos utilizados

ícone de vídeoAlongamento
Apresenta exercícios de alongamento
 ícone de imagemIndústria
 Imagem de mulheres trabalhando
 ícone de trecho de filmeTempos Modernos
  Trecho do filme Tempos Modernos


Sugestões de Filmes
  • Ford – O Homem e a Máquina (taylorsimo/fordismo, produção)
  • O Diabo Veste Prada (consumismo)

Sugestões de Leituras


Ícone de Referências.
Referências
Recomendar esta página via e-mail: