Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Skinner

foto de Skinner
1904-1990


"O condicionamento operante modela o comportamento
como o escultor modela a argila."



A obra Burrhus Frederic Skinner é a expressão mais célebre do behaviorismo - corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 1950. O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. O princípio do behaviorismo é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência. Quando um padrão particular Estímulo-Resposta(S-R) é reforçado (recompensado), o indivíduo é condicionado a reagir. A característica que distingue o condicionamento operante em relação às formas anteriores de behaviorismo é que o organismo pode emitir respostas, em vez de só obter respostas devido a um estímulo externo.

O reforço é o elemento-chave na teoria S-R de Skinner. Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada. Pode ser um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente. A teoria também cobre reforços negativos - uma ação que evita uma consequência indesejada.

Confira algumas publicações:

Artigos relacionados:
Obras:


Recursos pedagógicos:
Vídeos prontos para utilização na TV Multimídia:
ícone para vídeos
Skinner e a máquina de ensinar

ícone vídeos
Skinner
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4


Recomendar esta página via e-mail: