Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Gramsci

foto de gramsci
1891 - 1936



“A tendência democrática de escola não pode consistir apenas
em que um operário manual se torne qualificado, mas
em que cada cidadão possa se tornar governante.”



Antonio Gramsci se distinguia de seus pares por desacreditar de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, a escola.

Alguns conceitos criados ou valorizados por Gramsci hoje são de uso corrente em várias partes do mundo. Um deles é o de cidadania. Foi ele quem trouxe à discussão pedagógica a conquista da cidadania como um objetivo da escola. Ela deveria ser orientada para o que o pensador chamou de elevação cultural das massas, ou seja, livrá-las de uma visão de mundo que, por se assentar em preconceitos e tabus, predispõe à interiorização acrítica da ideologia das classes dominantes.

Gramsci deteve-se particularmente no papel da cultura e dos intelectuais nos processos de transformação histórica. Suas ideias sobre educação surgem desse contexto. Muitos pensadores clássicos da educação, entre eles Comenius (1592-1670) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), subordinavam o processo pedagógico à natureza. A própria evolução das crianças daria conta de grande parte do aprendizado. Gramsci tinha outra ideia: "A educação é uma luta contra os instintos ligados às funções biológicas elementares, uma luta contra a natureza, para dominá-la e criar o homem ‘atual’ à sua época", escreveu.


Confira algumas publicações:

Artigos relacionados:

Obras:

Recursos Pedagógicos:
ícone imagem
Imagens
ícone links interessantes
Link Interessante
ícone vídeos
Vídeo


Recomendar esta página via e-mail: