Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Comenius

foto de Comenius
Jan Amos Komensky

1592-1670


"As escolas, fazendo que os homens se tornem verdadeiramente
humanos, são sem dúvida as oficinas da humanidade."




Jan Amos Komensky defendia uma educação para a vida cotidiana, com sistematização de todos os conhecimentos e o estabelecimento de um sistema universal de educação, com oportunidades para as mulheres. Ele sustentou a ciência ao mesmo tempo que exaltava a majestade divina. Uma de suas principais obras, Didáctica Magna (1628-1632), expõe esses princípios.
A Didáctica Magna  marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A obra, à qual o autor se dedicou ao longo de sua vida, tinha grande ambição. Comenius chama sua didática de ‘magna’ porque ele não queria uma obra restrita, localizada. No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza.

Ele perseguiu desde a juventude a unificação da totalidade do conhecimento humano, porque imaginava que ele era finito e imutável. A construção de uma enciclopédia do saber e sua adaptação às capacidades infantis são o grande tema da pedagogia de Comenius, e para sustentá-la ele criou uma base filosófica que denominou “pansofia”, a procura de um princípio básico que harmonizasse todo o saber. Ao contrário de seu pensamento educacional, que suscitou interesse pela Europa afora, a pansofia não teve seguidores.

Comenius adotou o método empírico de explorar o mundo, em contraposição às verdades impostas pelo ensino medieval. Pela experimentação, ele acreditava que todos poderiam vir a enxergar a harmonia do universo sob o caos aparente. “Comênio queria mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação”, diz Gasparin. “Era um grande idealista.”


Artigos relacionados
Livros/Obras
  • Labirinto do Mundo(em inglês) (1623)
  • Didáctica checa (1627)
  • Guia da Escola Materna (1630)
  • Alto-relevo numa escola de Dolany (República Checa)
  • Porta Aberta das Línguas (1631)
  • Didacta Magna (versão latina da Didactica checa) (1631)
  • Novíssimo Método das Línguas (1647)
  • Mundo Ilustrado (1651)
  • Opera didactica omnia ab anno 1627 ad 1657 (1657)
  • Consulta Universal Sobre o Melhoramento dos Negócios Humanos (1657)
  • O Anjo da Paz (em inglês) (1667)
  • A Única Coisa Necessária (1668)


Fontes consultadas
Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/pai-didatica-moderna-423273.shtml.
Educar para Crescer: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/comenio-307077.shtml
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