Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Decroly

foto de Decroly
1871- 1932



“Convém que o trabalho das crianças não seja uma
simples cópia; é necessário que seja realmente
a expressão de seu pensamento.”




Jean-Ovide Decroly foi diretor da Escola "École d'Ermitage" (1907), cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais (Montessori).

Baseado em suas contrariedades durante sua educação em sua infância (era considerado indisciplinado), seu método se destaca ao conciliar medidas psicológicas e educativas na prática educacional com as crianças.

No campo da expressão, Decroly dedicou cuidadosa atenção à questão da linguagem. Para ele, não só a palavra é meio de expressão mas também, entre outros, o corpo, o desenho, a construção e a arte. Com a ampliação do conceito de linguagem, que a linguística viria a corroborar, Decroly pretendia dissociar a ideia de inteligência da capacidade de dominar a linguagem convencional, valorizando expressões “concretas” como os trabalhos manuais, os esportes e os desenhos.

A educação era centrada no aluno, ou seja, buscava a possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da ideia de globalização de conhecimentos – que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse.

O princípio de globalização de Decroly se baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem.

Confira algumas publicações:

Artigos relacionados:
Obras:

  • Vers l'école rénovée (1921)
  • La Méthode Decroly (1922)
  • Fonction de globalisation (1923)
  • Évolution de l'affectivité (1927)

Recursos Pedagógicos:

Imagens:

foto decroly
Jean-Ovide Decroly
foto decroly
Jean-Ovide Decroly
foto decroly ermida
École de l’Ermitage
decroly ermida
Decroly - Oficinas
Recomendar esta página via e-mail: