OTP - Pedagogia Liberal - Tendência Pedagógica Escola Nova diretiva



Pedagogia Liberal - Tendência Escola Nova Diretiva
Manifestação da Prática Pedagógica
  • 1932 – Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, encabeçado por Fernando Azevedo;
  • 1934 – Constituição;
  • 1940 – Psicologismo Pedagógico;
  • 1950 – Sociologismo Pedagógico;
  • 1960 – Economicismo Pedagógico.
Papel da Escola
  • Proposta de Escola Democrática, proclamada para todos.
  • Valorizar os conhecimentos que o aluno traz, estimular alunos diferentes e que necessitam de estímulos diferentes.
  • Ajustamento social por meio de experiências, em que a escola deve retratar a vida.
Função da Avaliação
  • Valorização de aspectos afetivos - atitudes.
  • Preocupação com a participação, interesse, socialização e conduta.
  • Ênfase na autoavaliação.
Relação Professor - aluno
  • O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam.
  • O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.
Técnicas de Ensino
  • Centros de interesse
  • Estudo dirigido
  • Método de projetos
  • Fichas didáticas
  • Contrato de ensino
As técnicas e os métodos exigem o uso de muitos recursos didáticos e são orientados por três princípios: individualização, liberdade e espontaneidade.
Métodos de Ensino Método da Pesquisa ou Método da Descoberta
  1. Atividade: o ensino começa sempre com uma atividade, a qual pode suscitar um problema. Problema: alunos e professores devem resolver o problema.
  2. Levantamento de dados: os alunos levantam dados através de livros, estudo de campo, documentos, etc.
  3. Formulação de hipóteses explicativas: os dados organizados pelos alunos servem de base para a formulação de hipóteses.
  4. Experimentação: os alunos testam as hipóteses.
Este método assume caráter "pseudocientífico" porque confunde ciência e ensino.
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