Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Dewey

foto de Dewey
1859 - 1952


"Eu acredito que educação é o método fundamental do progresso social e da reforma (...).
Através da educação a sociedade formula o seu próprio propósito, podendo o organizar
seus próprios meios e recursos...dirigindo-os no sentido em que ela pretende mover-se."

(My Pedagogic Owed, 1897)


John Dewey foi o criador da chamada Escola Nova. Acreditava na educação pela ação e criticava a educação tradicional, o intelectualismo e a memorização. Ele pregava uma educação que propiciasse à criança condições de resolver por si própria seus problemas. Para ele, a experiência pessoal era fundamental.

Partindo das ciências naturais, do materialismo, do behaviorismo e da experiência prática, concebeu o pensamento como um instrumento para o intercâmbio, definindo, por isso, sua filosofia como pragmatista. Dizia que a escola não poderia ser uma preparação para a vida, mas, sim, a própria vida. Atribuía grande valor às atividades manuais e à divisão das tarefas como estímulo à cooperação e à criação de um espírito social.

Como psicólogo, sustentou a ideia de que todas as formas de relação conduziam basicamente a uma adaptação ao meio (funcionalismo).

Seus críticos, porém, dizem que ele pecava em não questionar a sociedade e seus valores, acabando por reforçar a adaptação do aluno à sociedade.

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