Programas e Projetos - Alimentação Escolar - Monitoramento Nutricional

Avaliação Nutricional O Paraná é pioneiro também na implantação do monitoramento do estado nutricional dos escolares da rede pública estadual de ensino. Iniciado em 2010, o procedimento ocorre anualmente.

Além da avaliação da composição corporal, através do peso e altura dos escolares, em 2011 foram incorporados ao monitoramento, a verificação da incidência de alunos com diabetes, intolerância à lactose e doença celíaca, situações que envolvem necessidades alimentares especiais.

O objetivo do monitoramento nutricional é obter subsídios para o planejamento das políticas na área de Segurança Alimentar e Nutricional, especialmente na alimentação escolar, e embasar a execução de ações de promoção de saúde, incentivo à alimentação saudável e controle de doenças crônicas não transmissíveis, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.

Resultados e Métodos

Os resultados do Monitoramento Nutricional são demonstrados pela distribuição dos índices de magreza, normalidade, sobrepeso e obesidade dos escolares, classificação efetuada a partir da conversão do peso e altura em Índice de Massa Corporal (IMC).

Os resultados podem ser consultados no arquivo disponibilizado abaixo, demonstrados em gráficos com índices gerais do estado, por Núcleo Regional de Educação (NRE), município e escola, bem como a classificação de cada categoria em ranking comparativo anual.

Para consulta de resultados individuais é possível fazer o calculo do IMC on-line (link abaixo), apenas digitando peso, altura e data de nascimento. Esta ferramenta pode ser utilizada para cálculo do IMC a partir de 6 anos de idade, que foi especialmente desenvolvida de forma a contemplar a faixa etária escolar (nela a idade é calculada em meses, diferente do cálculo de adultos que utiliza idade em anos).


acesso ao resultado do monitoramento nutricionalResultados do Monitoramento Nutricional 2012/2011/2010
Acesse em PDF
Ícone XLSResultados do Monitoramento Nutricional 2011/2010
Classificação pelo Índice de Normalidade
Acesse em XLS
 
Ícone Calcule o seu IMC
Índice de Massa Corporal
Acesse

   



Análise dos Resultados

Segundo resultados de 2010 e 2011, os índices de obesidade de escolares no Paraná demonstraram variar de 3,0 a 3,3% acima da média nacional (referência IBGE 2009). A soma dos índices de sobrepeso e obesidade está acima de 25%, o que significa que um a cada quatro alunos estão acima do peso. Trata-se de um indicador preocupante, considerando que segundo a Organização Mundial de Saúde (2009) cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência do excesso de peso ou obesidade, bem como os riscos de doença cardíaca, derrame e diabetes aumentam consideravelmente com o aumento de peso. O IMC (índice de massa corporal) elevado também aumenta os riscos de certos tipos de câncer (American Institute for Cancer Research, 2009).

É crescente o aumento do excesso de peso entre crianças e adolescentes do mundo todo, sendo importante estimular e desenvolver hábitos de alimentação saudável objetivando sua manutenção na vida adulta e consequente redução de risco de doenças.

A partir destes indicadores a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenação Estadual da Alimentação e Nutrição Escolar, vem desenvolvendo ações pautadas nestes resultados, com vistas à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e a Promoção da Alimentação Saudável.


Metodologia


O monitoramento nutricional foi desenvolvido e implantado pela equipe de nutricionistas da Educação, através das seguintes ações:
  • Desenvolvimento e disponibilização de módulo de verificação nutricional no Sistema Eletrônico de Registro Escolar (Sere), para registro de peso e altura dos escolares, e a partir de 2011 foi inserido o campo para registro de intolerantes à lactose, diabéticos e celíacos;
  • Disponibilização de balanças digitais eletrônicas e estadiômetros às escolas da rede estadual de ensino;
  • Elaboração de instrução normativa e folder com o procedimento padrão de verificação antropométrica;
  • Capacitação de multiplicadores e divulgação dos procedimentos de verificação e registro eletrônico dos dados coletados;
  • Verificação do peso e altura dos escolares aferida pelos professores de educação física;
  • Registro pelas escolas dos dados antropométricos no Sere;
  • Geração de banco de dados antropométricos de todo Estado (Celepar);
  • Conversão dos dados antropométricos em Índice de Massa Corporal (IMC), utilizando o software Anthroplus®, da Organização Mundial de Saúde;
  • Classificação dos índices de IMC em magreza, normalidade, sobrepeso e obesidade. Os índices obtidos através do escore Z que excedem o limite de -4 ou +4 são classificados como discrepantes.
  • Análise, classificação, verificação estatística e publicação dos resultados.
Documentos para Consulta:

icone pdf Instrução Normativa nº 04/2013 – SUDE/DILOG/CANE
Estabelece critérios e procedimentos para o monitoramento nutricional de escolares da Rede Estadual de Ensino.


PDFFolder de Avaliação Antropométrica 2013
Acesse em PDF


PDFManual de Operação Balança Eletrônica Mod: EBA-200 (com coluna)
Acesse em PDF


PDFManual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 (sem coluna)
Acesse em PDF
Recomendar esta página via e-mail: