Programas e Projetos - Programa de Aceleração de Estudos - PAE

O que é?
As ações do Programa de Aceleração de Estudos consistem na reorganização da Proposta Pedagógica e do trabalho docente tendo em vista a organização de turmas específicas de alunos em situação de distorção idade/ano, respeitando os anos de matrícula desses estudantes, conforme Parecer CEE/PR n.º 19/2015, visando aperfeiçoar o processo de utilização de recursos e materiais pedagógicos existentes na escola, assim como diversificar os encaminhamentos metodológicos realizados pelos professores dessas turmas.

Qual o público alvo?
São considerados alunos com defasagem idade/ano, pelo programa, aqueles que ultrapassaram em dois anos ou mais a idade regular prevista para o ano em que estão matriculados.

Qual o objetivo?
A proposta tem como objetivo corrigir a distorção idade/ano dos alunos que estão cursando os anos finais do Ensino Fundamental, assim como garantir qualidade no processo de ensino-aprendizagem das turmas de aceleração de estudos.

Como são organizadas as turmas?
As turmas do Programa são compostas por no mínimo 15 e no máximo 20 alunos, a serem ofertadas em dois níveis, sendo a turma I para alunos matriculados no 6.º ano do Ensino Fundamental, com idade mínima de 13 anos, e a turma II para alunos matriculados no 8.º ano do Ensino Fundamental, com idade mínima de 15 anos.

Qual a carga horária?
A carga horária destinada às disciplinas que compõem a matriz curricular das turmas de aceleração será de 25 horas-aula semanais, distribuídas conforme Instrução Normativa n.º 20/2012 Seed/Sued.

Quantos anos o aluno poderá acelerar ao participar do programa?
Os alunos participantes das turmas de aceleração de estudos poderão, ao final do ano letivo, acelerar até dois anos de estudos, ou seja, os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental poderão ser reclassificados para o 8.º ano do Ensino Fundamental, e os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental, poderão ser reclassificados para a 1.ª série do Ensino Médio.


documento orientador
Documento Orientador
legislação
Legislações
orientações pedagógicas
Orientações Pedagógicas
webconferencias gravadas
Webconferências

Recomendar esta página via e-mail: