Conselho de Classe

Instâncias colegiadas >> Conselho de classe


O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar.

É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

O Conselho de Classe pode ser organizado em três momentos:

Pré-conselho: levantamento de dados do processo de ensino e disponibilização aos conselheiros (professores) para análise comparativa do desempenho dos estudantes, das observações, dos encaminhamentos didático-metodológicos realizados e outros, de forma a dar agilidade ao Conselho de Classe. É um espaço de diagnóstico.

Conselho de Classe: momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam a aprendizagem dos alunos.

Pós-conselho: momento e que as ações previstas no Conselho de Classe são efetivadas.

As discussões e tomadas de decisões devem estar respaldadas em critérios qualitativos como: os avanços obtidos pelo estudante na aprendizagem, o trabalho realizado pelo professor para que o estudante melhore a aprendizagem, a metodologia de trabalho utilizada pelo professor, o desempenho do aluno em todas as disciplinas, o acompanhamento do aluno no ano seguinte, as situações de inclusão, as questões estruturais, os critérios e instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes e outros.

Cabe à equipe pedagógica a organização, articulação e acompanhamento de todo o processo do Conselho de Classe, bem como a mediação das discussões que deverão favorecer o desenvolvimento das práticas pedagógicas.


ícone consulta escola
Consulta Escola

Informações sobre aprovação por
Conselho de Classe e reprovação

ícone documentos oficiais
Documentos Oficiais

Legislação sobre o Conselho
de Classe

ícone práticas realizadas
Práticas realizadas

Práticas pedagógicas relacionadas
ao Conselho de Classe

ícone produções pde
Produções PDE

Confiras os artigos sobre
Conselho de Classe
ícone publicações
Publicações

Acesse as produções sobre o
Conselho Escolar

ícone sugestão de leitura
Sugestões de Leitura

Indicações de livros e artigos
sobre o tema

ícone trecho de filme
Trecho de Filme

Confira o trecho "Entre os Muros da Escola
- Conselho de Classe"

ícone vídeos
Vídeos

Confira algumas produções
audiovisuais sobre o tema
Recomendar esta página via e-mail: