Núcleo de Controle Interno

Os Controles Internos buscam viabilizar o monitoramento e o acompanhamento dos processos de gestão, nos termos do artigo 74 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e do artigo 59 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.

O Núcleo de Controle Interno da Secretaria de Estado da Educação foi criado pela Resolução nº 2.692/2015 – GS/SEED.

Conforme a referida Resolução, ficam sujeitos às orientações normativas e à supervisão técnica do Núcleo de Controle Interno, os Grupos Setoriais e a Superintendência desta Pasta.

É composto pela integração do Controle Interno Administrativo, Controle Interno Avaliativo e Controle Interno de Convênios/Transferências Voluntárias.

Tem por objetivo a avaliação da gestão por meio do monitoramento e acompanhamento contábil, orçamentário, financeiro, operacional e patrimonial, além do apoio aos controles externos.

Para o alcance desses objetivos, aplica-se a metodologia de pesquisa e amostragem, embasadas em procedimentos e técnicas de controle, compreendendo o exame de informações disponíveis no Portal da Transparência do Estado do Paraná, Sistemas Operacionais do Estado, relatórios, verificações in loco, solicitação de informações, verificação de processos e entrevistas com chefias e assessorias dos Grupos Setoriais e Superintendência desta Secretaria.

Assim, o Núcleo de Controle Interno da Secretaria de Estado da Educação, visando ao exercício de um adequado controle sobre cada uma dessas áreas, assume fundamental importância para que se obtenham resultados mais favoráveis e que os objetivos e metas sejam alcançados de maneira eficaz, eficiente e com a necessária economicidade.

Materiais orientadores:

Para acesso aos materiais, clique aqui.
Recomendar esta página via e-mail: