Semana Pedagógica - Julho - 2012

ícone vídeo
Movimento Paraná sem corrupção
Mensagem da Superintendente

Diretores, coordenadores, professores, alunos, funcionários das escolas estaduais!

Para quem pensa com ingenuidade a meta é acomodar-se, mas para nós que juntos fazemos a educação do Paraná, o momento é de mais responsabilidade e da continuidade de muito trabalho.

Traçamos metas e seguimos na busca por soluções que nos orientam e nos auxiliam em todas as ações. Trabalhar e enfatizar a importância dos professores, destacando o ponto fundamental, se configura num trabalho integrado às relações sociais com os alunos dentro da escola, porque somente assim é possível entender e constatar a evolução desse processo ímpar e mágico: o ensinar e o aprender. Um ato latente e vivo que faz deles pontos fundamentais para que efetivemos o conhecimento.

Longe vai o tempo em que a escola não passava de uma obrigação imposta sem nenhuma perspectiva, sem expectativas. Era um cotidiano, uma sucessão de dias na qual esperavam-se apenas por recessos e feriados. A educação nem de longe vislumbrava a esperança e a felicidade que juntos construímos.

Hoje, por meio de relatos de experiências, dos nossos colegas professores, podemos dizer que nos encontramos no caminho certo. A educação é ação e transformação. A educação vive. Vemos uma juventude interessada que objetiva muitas satisfações.

Percebemos diálogos no âmbito educacional, dentro e fora dos muros escolares. Assim, ao entendermos que a escola reflete a sociedade em que se insere, propiciamos momentos de reflexão aos professores para que, participando de momentos como este, da Semana Pedagógica, passem a compreender, não apenas as individualidades, mas principalmente as personalidades oriundas de todos os segmentos da sociedade, cada qual com suas especificidades, problemas e características.

Seguimos esgotando as possibilidades e buscando a excelência na educação, tornando realidade uma antiga reivindicação: elaborar, criar e recriar as metas educacionais, cada qual dentro de suas realidades. Esperamos contribuir cada vez mais com essa categoria de profissionais que sonha, que realiza e faz a educação no Paraná.

Contribuímos com as ferramentas. Usem-nas com sabedoria, tirando o máximo proveito. Mergulhem nas oportunidades, para que sejam cada vez mais sábios e felizes, evidenciando o nosso objetivo maior: aqueles que são a razão do nosso trabalho, os alunos e as alunas dos estabelecimentos da rede pública do ensino no estado do Paraná.

Desejo a vocês, na alegria do reencontro, a felicidade de poder mais uma vez contribuir para o bem comum na arte do educar.

Meroujy Giacomassi Cavet
Superintendente da Educação/Seed-PR


Versão em PDF

Semanas pedagógicas anteriores:

Recomendar esta página via e-mail: