Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - Ciências Humanas - Parte 2

Este vídeo, apresentado por Keila Mara Ferreira, pertence ao programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Este episódio traz a participação de Angela de Paula, Cristina Ribas e Marcos Moura, técnicos-pedagógicos de Ciências Humanas do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e Darice Zanardini, do Departamento de Formação dos Profissionais da Educação (DFPE).

Neste segundo bloco, a problematização é abordada como instrumento mediador da ação docente. Os professores apresentam os enfoques metodológicos das disciplinas pertencentes à área de Ciências Humanas e a abordagem interdisciplinar, bem como as características destas disciplinas frente à pesquisa. Na abordagem da problematização, a consideração do problema como parte da lida com o mundo, suas singularidades e a importância de sua contextualização, além da reflexão sobre a resolução (ou não) de problemas. Ao fim, os professores abordam a inserção da iniciação à pesquisa no processo de aprendizagem por meio de conhecimentos prévios e o trabalho com o conceito, bem como, a consideração de que os fenômenos sociais são construções dos sujeitos e as características das atividades das disciplinas que compõem as ciências humanas frente à pesquisa. Realização ano de 2015.

Palavras-chave: Leitura. Humanidades. Diversidade. Iniciação à pesquisa. Metodologia. Contexto. Espaço geográfico. Fontes históricas. Fatos sociais.

Duração: 18min52s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 9454
  • 17
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações