Diretrizes Curriculares Estaduais - Parte 2

Entrevista realizada por Renato Marin para o programa Dia-a-dia Educação Especial sobre o tema Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE).

A entrevistada é professora doutora Yvelise Arco-Verde, secretária de Educação do Estado do Paraná, que aborda questões referentes às Diretrizes Curriculares Estaduais e aos programas de capacitação continuada de educadores, funcionários e alunos. Realização ano de 2007.

Nessa segunda parte, Arco-Verde fala especificamente sobre as Diretrizes Curriculares Estaduais: seu processo de escrita, sua estrutura e a valorização da produção do professor. Em seguida, comenta sobre aspectos que levam à exclusão do processo educacional e quais políticas o Paraná está adotando para promover a Inclusão Educacional. Ela explica que inclusão não é só garantia de acesso, mas também de permanência e na qualidade do trabalho para todos. Ela fala também sobre a ampliação da jornada escolar, trazendo um pequeno histórico de ações governamentais nesse sentido e comentando sobre as ações propostas pelo governo atual: Mais Educação e Viva Escola. Defende essas ações como complementação curricular.Por fim, ela comenta sobre a importância da continuidade de inovar, da luta pela educação cada dia melhor.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Sistema de Educação. Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Conteúdos. Série. Professor. Inclusão educacional. Quilombolas. Comunidades indígenas. Alunos com necessidades especiais. APAE. Sala de recursos. Educação integral.

Duração: 23min13s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 11916
  • 24
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações