Formação de Pais e Alunos - Povos Indígenas - Conhecer para Valorizar

Este vídeo trata do tema: "Povos Indígenas - Conhecer para Valorizar".

Nele é abordada a Lei n.º 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena na educação básica. São apresentados os depoimentos dos professores de História, Roberto Lemos e Maria das Graças, e do professor de Geografia, Fabio Pinho, que falam de suas experiências em relação à inclusão dos conteúdos que envolvam o indígena no currículo escolar. O antropólogo, Luís Donisete Grupioni, e o historiador, José Ribamar Bessa discorrem sobre o impacto do desconhecimento da cultura indígena na Educação.

No vídeo, também, é apresentada as quatro ideias equivocadas sobre a população indígena identificadas nos livros didáticos - "Índio é tudo igual", "Índio é atrasado e primitivo", "Índio parou no tempo" e "Índio é passado". Para falar sobre esses equivocos ideológicos, foram convidados a participar do vídeo o indígena Huni Kuin,  Joaquim Mana; o indigenista e documentarista, Vincent Carelli; a antropóloga, Ingrid Weber; o antropólogo, Wallace de Deus Barbosa; a linguísta e antropóloga, Bruna Franchetto; o diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho; o indígena Guarani Mbya, Alberto Alvarez; o antropólogo Milton Guran; a antropóloga, Lux Vidal; e a etnomusicóloga, Rosangela Pereira de Tugny. Há, ainda, a participação do indígena Kaingang Micael de Oliveira, da historiadora Marcia Malheiros, do antropólogo Carlos Augusto da Rocha Freire e da professora Ana Maria Santoli.

Produção: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Museu do Índio

Idioma: Português

Palavras-chave: Cultura indígena. Lei n.º 11.645/08. Língua indígena. Organização social indígena. Relação étnico-racial.

Duração: 24min50s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 27134
  • 6148
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações