Paulo Freire Contemporâneo - Parte 2

Trecho do documentário Paulo Freire Contemporâneo, produzido em 2006 por Toni Venturini e dirigido por Moacir Gadotti. O documentário retoma as origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, quase 50 anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar de que forma os elementos fundamentais de seu pensamento e pedagogia estão vivos e presentes até os dias atuais. Para tanto, mostra também as experiências educacionais atuais nas mais afastadas regiões do Brasil e como seu revolucionário método de alfabetização é aplicado.

Esta segunda parte inicia apresentando a aplicação das ideias de Paulo Freire em uma turma de enfermagem. Fala, também, sobre o livro Pedagogia do Oprimido. Em seguida, as esposas de Paulo Freire falam de suas vivências junto a ele. Amigos comentam, também, a atuação de Paulo Freire como secretário de educação de São Paulo. Apresenta, também, relatos de alunos de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo. Em seguida, trata da aplicação das ideias de Paulo Freire no teatro, por meio do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Por fim, trata de Paulo Freire na música.

Produção: TV Escola e Olhar imaginário

Idioma: Português

Palavras chave: Círculo da cultura. Palavras geradoras. Fátima Freire. Madalena Freire. Ana Maria Freire. Augusto Boal. Teatro do oprimido. Música.

Duração: 22min44s

Fonte: TV Escola

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 18419
  • 125
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações