Paulo Freire Contemporâneo - Parte 1

Trecho do documentário Paulo Freire Contemporâneo, produzido em 2006 por Toni Venturini e dirigido por Moacir Gadotti. O documentário retoma as origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, quase 50 anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar de que forma os elementos fundamentais de seu pensamento e pedagogia estão vivos e presentes até os dias atuais. Para tanto, mostra também as experiências educacionais atuais nas mais afastadas regiões do Brasil e como seu revolucionário método de alfabetização é aplicado.

Esta primeira parte apresenta algumas fotos e falas de Paulo Freire. Apresenta, ainda, alguns vídeos em que Paulo Freire descreve a si mesmo e suas ideias, além de vídeos de notícias e aulas da década de 30 a 60. Há, também, relatos de pessoas que foram alfabetizadas quando adultas e professores que trabalharam no método de Paulo Freire. Também são apresentadas experiências educacionais atuais na região nordeste.

Produção: TV Escola e Olhar imaginário

Idioma: Português

Palavras chave: Paulo Freire. Vida e obra. Alfabetização de adultos. Angicos. Palavras geradoras. Círculo da cultura. Educação popular. Golpe de 64. Leitura de mundo. Tematização. Problematização.

Duração: 25min16s

Fonte: TV Escola

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 28881
  • 1351
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites: