Entrevista Bourdieu - Parte 5

Vídeo da série de televisão "Pensamento Contemporâneo" que contém uma entrevista com Pierre Bourdie, sociólogo francês que nasceu em Béarn, interior da França, em 1930. A entrevista foi realizada em 1999 por Maria Andrea Loyola, professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nesta última parte, Bourdieu comenta o conceito de violência simbólica, com exemplos mais ligados à questão da dominação masculina sobre às mulheres. No entanto, ele fala que esse modelo de dominação ocorre também, além da família, na igreja e na escola. Em seguida, fala sobre o pacto civil da solidariedade, que na França regulamenta a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Após, apresenta sua visão do Brasil e de seus intelectuais, enfatizando o modo abrupto de implantação de políticas neoliberais e comenta que, na América Latina e na Europa, há uma colonização diferente: a colonização (americanização) de cérebros. Conclui afirmando que o papel do Brasil deve ser de resistência.

Produção: Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV)

Idioma: Português

Palavras-chave: Dominação masculina. Violência Simbólica. Capital social da família. Estado. Pacto civil da solidariedade. Política neoliberal. Colonização de cérebros. Dicotomia negro - branco. Kant.

Duração: 13min

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 17513
  • 1434
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações