Entrevista Bourdieu - Parte 4

Vídeo da série de televisão "Pensamento Contemporâneo" que contém uma entrevista com Pierre Bourdie, sociólogo francês que nasceu em Béarn, interior da França, em 1930. A entrevista foi realizada em 1999 por Maria Andrea Loyola, professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nessa quarta parte, Bourdieu continua a tratar sobre globalização e provoca uma reflexão sobre o papel da mídia, mais especificamente, sobre as notícias e as suas relações com a política. Também fala sobre o posicionamentos de intelectuais, os quais muitas vezes são influênciados pela visibilidade da televisão. Comenta que a mídia é responsável pela produção de ideias fortes tanto na economia quanto na política. Fala, ainda, sobre censura no cinema e na literatura. De qualquer forma, defende que é preciso que os intelectuais aproveitem os nichos para defender suas ideias, em detrimento aos grupos milionários de difusão e interpretação da realidade.

Produção: Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV)

Idioma: Português/Francês

Legendas: Português

Palavras-chave: Jornalismo. Guerra do Golfo. Despolitização. Neoliberalismo. Produção cultural. Fernando Henrique Cardoso. Cinema. Literatura. Nicho. Pintores impressionistas. Sistema escolar.

Duração: 15min52

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 17113
  • 1432
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações