Entrevista Bourdieu - Parte 3

Vídeo da série de televisão "Pensamento Contemporâneo" que contém uma entrevista com Pierre Bourdie, sociólogo francês que nasceu em Béarn, interior da França, em 1930. A entrevista foi realizada em 1999 por Maria Andrea Loyola, professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nessa terceira parte, Bourdieu fala sobre a Globalização e inicia sua argumentação a partir dos postulados econômicos: 1º) A economia é separada do mundo social e governada por leis naturais; 2º) Mercado é a melhor maneira de organizar as relações sociais e distribuição justa e 3º) Globalização que exige a redução de despesas sociais.

Comenta sobre as consequências do neoliberalismo no Brasil e nos Estados Unidos. Nessa perspectiva, comenta o papel das ONGs como substitutas do papel que seria do estado e seus interesses implícitos. Em seguida, fala sobre a contribuição dos intelectuais para o pensamento atual, fazendo uma crítica a alguns posicionamentos. Também faz uma crítica sobre a dicotomia Holistas x Individualistas, afirmando que nos dicionários o bom está sempre ao lado de único e o ruim ao lado de comum.

Produção: Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV)

Idioma: Português/Francês

Legendas: Português

Palavras-chave: Dominação. Globalização. Estado de bem Estar Social. Max Weber. Neoliberalismo. FMI.Durkheim. Marx. Weber. Habitus. Heidegger.

Duração: 17min47

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 17766
  • 1437
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações