Entrevista Bourdieu - Parte 2

Vídeo da série de televisão "Pensamento Contemporâneo" que contém uma entrevista com Pierre Bourdie, sociólogo francês que nasceu em Béarn, interior da França, em 1930. A entrevista foi realizada em 1999, por Maria Andrea Loyola, professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nessa segunda parte, Bourdieu fala sobre as experiências de sua juventude e como elas influenciaram em seu trabalho, em especial o período que passou na Guerra da Argélia. Fala, também, sobre as  relações precárias no trabalho ocasionadas pelo emprego temporário em detrimento ao emprego permanente (terceirização) e suas consequências, exemplificando o caso Chicago´s Boys*. Comenta, brevemente, sobre as diferenças do Estado Neoliberal e o Estado de Bem estar social. Por fim, fala sobre sua obra "Cojntre-Feux", que é o resultado de conferências feitas na França e no exterior à frente de sindicatos e associações, na qual apresenta pronunciamentos em reuniões de intelectuais, greves e manifestações.

* Chicago´s Boys foi um grupo formado por cerca de 25 economistas chilenos que formularam a política econômica da ditadura do general Augusto Pinochet, a qual foi uma das bases para o pensamento liberal.

Produção: Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV)

Idioma: Português/Francês

Legendas: Português

Palavras-chave:  Sociologia. Filosofia. Instituições sociais. Emprego temporário x emprego permanente. Desemprego. Violência. Criminalidade. Estado neoliberal. Estado de bem estar social. Pinochet.

Duração: 12min07s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 18283
  • 1368
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações