Lei de Diretrizes e Bases - Cury - Parte 4

Entrevista realizada com Carlos Roberto Jamil Cury, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), autor do livro "Lei de Diretrizes e Bases", especialista em políticas públicas na área de Educação e pesquisador da Legislação Brasileira. O vídeo, produzido em 2010, faz parte de um programa que apoia a disciplina Lei de Diretrizes e Bases do curso de Pedagogia Unesp/Univesp.

Nessa última parte, Cury comenta a contradição da descentralização da gestão e o papel regulador do estado. Comenta também sobre a definição do currículo mínimo pela base, ou seja, na escola. Ao estado cabem as avaliações do ensino, tais como Saeb, Enem, Sinaes entre outros. A apartir desta análise, ele comenta que o papel do estado avaliador deve ir além, avaliando e intervindo também no processo, a fim de garantir infraestrutura e condições de trabalho para os professores.

Produção: Univesp TV

Idioma: Português

Palavras-chave: LDB 9394/96. Descentralização. Papel do estado. Estado regulamentador. Normatização local. Avalliação de sistema. Fundef. Fundeb. Controle de recursos. Ensino fundamental. Conselhos do controle do financiamento. Autonomia.

Duração: 07min16s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 17951
  • 713
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações