Esperando pelo Super Homem - História da Educação norte americana

O documentário nos lembra que as estatísticas educacionais têm nomes: Anthony, Francisco, Bianca, Daisy e Emily, cujas histórias são a base deste filme. Esperando Pelo Super-homem acompanha cinco crianças norteamericanas e seus pais que desejam obter uma educação pública decente, mas que acabam tendo que entrar em uma loteria, em formato de bingo, para obterem uma boa escola, porque os colégios próximos às suas casas são fracassos estrondosos. O destino do país não será decidido em um campo de batalha, será determinado em uma sala de aula.



O trecho apresenta a história das escolas públicas americanas, desde a década de 70. Inicialmente, retratado pelos filmes, eram os melhores do mundo não só nesta área, mas também na economia. Geoffrey Canada, educador, comenta sobre a entrada da China no mercado mundial e seu atual domínio, e enfatiza que os EUA não estão acompanhando as mudanças do mundo na educação. Tal dado é confirmado pelos resultados dos testes internacionais, nos quais o desempenho do país tem decaído em matemática e linguagem, porém continua crescendo em confiança.



A partir do trecho é possível conhecer e discutir a história da educação dos EUA, a partir da Educação Comparada, desmistificando visões, bem como perceber o crescimento educacional e estabelecer relações com o crescimento econômico de países emergentes, como a China e o Brasil.



Ficha Técnica:Waiting for Superman, Documentário, 111min., 2010. Diretor: Davis Guggenheim



Palavras-chave: educação, educação comparada, Estados Unidos, avaliação mundial, resultados, economia, confiança.

  • 29605
  • 251
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações