Esperando pelo Super Homem - discurso dos presidentes sobre a Educação

O documentário nos lembra que as "estatísticas" educacionais têm nomes: Anthony, Francisco, Bianca, Daisy e Emily, cujas histórias são a base deste filme. "Esperando Pelo Super-homem" acompanha cinco crianças norteamericanas e seus pais que desejam obter uma educação pública decente, mas que acabam tendo que entrar em uma loteria, em formato de bingo, para obterem uma boa escola, porque os colégios próximos às suas casas são fracassos estrondosos. O destino do país não será decidido em um campo de batalha, será determinado em uma sala de aula.



Este trecho apresenta o discurso de presidentes dos EUA, enfatizando que se dedicariam à educação. Após a apresentação dos dados com os gastos com educação, mostra os mesmos presidentes dizendo que não poderiam gastar mais com educação, relacionando tais falas com os baixos resultados nas avaliações da língua e da matemática. Por fim, apresenta o relato de Francisco sobre a escola, uma das crianças acompanhadas no documentário.



O trecho permite analisar o que havia por trás dos discursos governamentais e o que os levou a se desinteressar pelo investimento em educação.



Ficha Técnica:Waiting for Superman, Documentário, 111min., 2010. Diretor: Davis Guggenheim



Palavras-chave: educação, Estados Unidos, políticas públicas, discurso governamental, investimento, financiamento educacional, avaliação nacional, testes, língua, matemática.

  • 16892
  • 153
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações