Gestão Escolar

Notícias

Mãos talentosas - pais e incentivo à leitura

O filme narra a história real do Dr Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Cresceu em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. Sua trajetória descreve o papel vital que sua mãe, uma senhora analfabeta, mas muito inteligente que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e sua crença em si mesmo. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia.



A cena apresenta a mãe de Ben iniciando os trabalhos na casa de um professor. Ela fica impressionada com a quantidade de livros da biblioteca do professor, chegando a questioná-lo se ele leu todos. Ao chegar em casa, desliga a televisão que os filhos estavam assistindo, afirmando que eles perdiam muito tempo em frente à TV. Os filhos reclamam e ao questionarem o que fariam no tempo livre, a mãe estipula para que frequentem a biblioteca, leiam dois livros por semana e lhe entreguem o resumo por escrito.



O trecho possibilita discutir com os pais a importância de seu papel no incentivo à leitura de seus filhos e a reflexão sobre o tempo excessivo gasto em frente a TV.



Fonte: Gifted Hands The Ben Carson Story, 2009(EUA), Direção: Thomas Carter



Palavras-chave: Escola, pais, filhos, relacionamento pais-filhos, incentivo à leitura, literatura, televisão.

  • 90231
  • 931
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações