Zip - sociedade capitalista
Zip deseja comprar um livro e, sem dinheiro, decide trabalhar. Porém, encontra inúmeros obstáculos em seu novo emprego. Com o passar dos dias, adapta-se às dificuldades, mas não se dá conta das consequências que isso lhe traz.
O curta permite refletir a respeito das consequências da sociedade capitalista e seus reflexos na dignidade humana.
Ficha Técnica: Zip, desenho, 2005, 06 min. Direção: Tábato Gerbasi-UFSCar.
Palavras-chave: consumo, trabalho, emprego, subordinação, padronização, opressão, diminuição, stress, adaptação, competição.
Fonte: Youtube
- 19324
- 1172
Mais Informações
-
Fuga das Galinhas - transformação sociedade
Ginger e sua turma são detentas da Granja dos Tweedy, onde toda galinha que não botar o ovo do café da manhã acaba virando o jantar. Elas determinadas a fugir antes de irem para a mesa. O tempo começa a se esgotar quando a gananciosa dona da granja, a Sra. Tweedy, descobre que pode enriquecer vendendo tortas de galinha.
Este trecho apresenta um debate das galinhas a respeito do caráter da exploração sofrida. A... -
A história das coisas - consumismo
A história das coisas (The Story of Stuff) é um filme rápido, dinâmico e muito interessante. Trata do complexo sistema que vai da extração, passa pela produção, distribuição, consumo e acaba no tratamento do lixo. Segundo o documentário, esse sistema é muito mal explicado nos livros, que ignoram alguns aspectos importantes, como as pessoas que participam dessa engrenagem e os limites impostos pela natureza, por exemplo.
O filme possibilita trabalhar com a questão do... -
Os delírios de consumo de Becky Bloom - consumismo
Becky Bloom, uma jovem de 25 anos, é uma compradora compulsiva. Seu salário é insuficiente para saldar as dívidas contraídas com os cartões de crédito. Jornalista, ironicamente é contratada como colunista de economia de uma revista, com a função de orientar as leitoras sobre como controlar gastos, justamente aquilo que ela é incapaz de fazer.
Nesta cena, Becky relata o que sentia quando era pequena, e não tinha condições de comprar o que desejava, fazendo um paralelo...