Sociedade dos Poetas Mortos - Avaliação Classificatória

O filme se passa em 1959, na escola preparatória Welton Academy, conhecida por seu método de ensino rigoroso e extremamente autoritário, o qual passará por mudanças após a entrada do professor de Literatura Inglesa, Sr Keating.

Nesta cena são mostrados alguns trechos das primeiras aulas de professores da instituição, que confirmam a rigidez e o método tradicional da escola. Apresenta, inicialmente, a aula do professor de Química, que mesmo sem explicar o conteúdo solicita um trabalho extenso para a próxima aula. Em seguida, na aula de latim, o professor privilegia a memorização através da repetição dos tempos verbais e, por fim, uma aula de Matemática, na qual o professor autoritário intimida os alunos utilizando uma avaliação classificatória e excludente.

Este trecho, em conjunto com os demais trechos desse filme oportunizam uma reflexão das práticas pedagógicas do professor e da avaliação na escola.

Ficha técnica: Dead Poets Society, Drama, EUA, 1989, 129min, COR. Direção: Peter Weir

Palavras-chave: Autoritarismo. Avaliação classificatória e excludente. Memorização. Método rigoroso. Método tradicional. Relação professor-aluno.

  • 29061
  • 1397
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações