A voz do coração - ato indisciplinar

O filme conta a história de Clément Mathieu, um compositor sem reconhecimento, mas que possui grande sensibilidade para enxergar a potencialidade das outras pessoas. Devido a essa capacidade, assim que chega no lúgubre orfanato para o qual fôra contratado como inspetor e professor, Mathieu, de imediato, percebe o prejuízo feito pelos pré-julgamentos, e a identificar os talentos por trás das crianças, rotuladas sempre como "casos perdidos".



Nesta cena, Morhange, o aluno indisciplinado, durante a explanação do diretor que estava avaliando os alunos da classe, por meio do instrumento da sabatina, faz um desenho pejorativo do professor. O diretor encontra o desenho no caderno do aluno e solicita que o professor visualize e leia o conteúdo em voz alta. Em seguida, manda o professor castigar o aluno a partir da frase "ação - reação". O trecho possibilita discutir junto a equipe de professores o conceito de ato indisciplinar e a importância da manutenção de uma relação saudável entre professor e aluno.



Ficha Técnica: Les Choristes. Drama, França, 2004, 95min, colorido. Direção: Christophe Barratier.



Palavras-chave: relação professor-aluno, sala de aula, adolescentes, diretor, avaliação, instrumento de avaliação, sabatina, ato indisciplinar, indisciplina, ato infracional, violência contra o professor, autoritarismo, sanção, punição.

  • 44442
  • 142
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações