A voz do coração - indisciplina

O filme conta a história de Clément Mathieu, um compositor sem reconhecimento, mas que possui grande sensibilidade para enxergar a potencialidade das outras pessoas. Devido a essa capacidade, assim que chega no lúgubre orfanato para o qual fôra contratado como inspetor e professor, Mathieu, de imediato, percebe o prejuízo feito pelos pré-julgamentos, e a identificar os talentos por trás das crianças, rotuladas sempre como "casos perdidos".



Neste trecho, o professor, em seu primeiro dia de aula com a turma, contorna uma situação de indisciplina, na qual um aluno faz um desenho pejorativo do professor no quadro e, posteriormente, promove uma atividade diferente com o intuito de conhecê-los. Por fim, relata suas impressões a respeito da turma enfatizando os sucessos deste dia, seus medos e o resultado da tarefa que havia solicitado. O trecho possibilita discutir junto a equipe de professores o conceito de ato indisciplinar e a importância da manutenção de uma relação saudável entre professor e aluno.



Ficha Técnica: Les Choristes. Drama, França, 2004, 95min, colorido. Direção: Christophe Barratier.



Palavras-chave: relação professor-aluno, sala de aula, adolescentes, ato indisciplinar, indisciplina, violência contra o professor, reflexão, ação pedagógica, planejamento, plano de trabalho docente, projeto de vida.

  • 25096
  • 251
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações