Notícias

10/06/2019

Educação lança aplicativo próprio para correção da Prova Paraná

Assessoria de Comunicação/Seed

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná lança nessa segunda-feira (10) o aplicativo Corrige, uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia e Inovação Educacional que possibilita a correção de provas e avaliações em poucos segundos pelo celular. Inicialmente, o Corrige estará disponível para a correção da segunda edição da Prova Paraná, que será aplicada no dia 11 de junho em todas as escolas estaduais e nas redes municipais de 398 cidades do Paraná.

O Corrige vem para simplificar o trabalho das escolas e beneficiar a gestão pedagógica com uma ferramenta que não só otimiza o tempo dedicado à correção de provas, mas também oferece um sistema que compila os dados e possibilita um diagnóstico mais preciso sobre os conteúdos que estão sendo aprendidos com maior ou menor facilidade pelos estudantes.

“A Prova Paraná é um instrumento importantíssimo para subsidiar o trabalho dos professores. E o Corrige vem para agilizar o trabalho de correção das avaliações. Cada prova tem 40 questões, imagine se a escola tivesse que inserir cada resposta de cada aluno no sistema, quanto tempo isso levaria? Com o Corrige, cada avaliação é corrigida em segundos” explica Vítor Agrella, Coordenador de Projetos do Departamento de Tecnologia e Inovação Educacional (DPTE).

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, que também possui um aplicativo com a mesma finalidade. “Queremos muito escutar as contribuições e sugestões da Rede para tornar o Corrige ainda melhor. Futuramente, a ideia é ampliar o uso do Corrige para as avaliações internas elaboradas pelos professores, auxiliando o trabalho no seu dia-a-dia”, completa Agrella.

O download do aplicativo estará disponível gratuitamente para os gestores e professores da rede estadual e das redes municipais de ensino a partir de segunda-feira, na Play Store.

Para saber como funciona, assista ao nosso tutorial aqui.

PROVA PARANÁ - A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica elaborada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná para oferecer subsídios para que os gestores e professores possam desenvolver ações pedagógicas direcionadas para as dificuldades de aprendizagem de seus alunos. A prova avalia conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática (com 20 questões para cada disciplina).

Na 2ª edição, participam estudantes dos 5°, 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª (Ensino Médio Integrado Profissionalizante e Formação de Docentes) séries do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - EJA Fase II do Ensino Fundamental e EJA Ensino Médio da rede estadual de ensino.

FLUÊNCIA - Outra novidade para a segunda edição da Prova Paraná é a Prova Paraná Fluência. Voltada aos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual de ensino, a avaliação tem como objetivo verificar a fluência de leitura das crianças em fase de alfabetização. A expectativa é de que cerca de 127 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, de 2.900 escolas de todo o Paraná, participem.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 07/06/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.