Gestão Escolar

Informativos

31/03/2017

Educação reúne diretores em Curitiba para cursos

Assessoria de Comunicação/Seed

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, vai reunir no mês de abril os diretores das 2.144 escolas da rede estadual de ensino para cursos de formação continuada em gestão escolar. A oferta, que integra o programa Gestão em Foco da pasta, trabalhará temas que envolvem dimensões pedagógicas, financeiras e administrativas vivenciadas no cotidiano escolar, com o objetivo de fortalecer as gestões democráticas dos estabelecimentos de ensino.

A formação está prevista no programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria da Educação, no Plano Estadual de Educação e atende a lei estadual n° 18590/2015, que determina a escolha dos diretores e diretores-auxiliares mediante consulta à comunidade escolar por meio de voto por chapa, direto, secreto, igualitário e facultativo.

“O encontro vai proporcionar a formação necessária aos diretores com todos os subsídios teóricos, pedagógicos e administrativos necessários para fortalecer a gestão participativa nas escolas do Paraná”, disse a superintendente da Educação, Inês Carnieletto.

FORMAÇÃO - Os cursos iniciam na próxima segunda-feira (3) e serão encerrados dia 28 De abril. Nesta modalidade, além dos diretores, participam os chefes e coordenadores pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação. A carga horária é de 16 horas, que serão somadas aos planos de carreira dos profissionais.

Durante os encontros, serão trabalhados temas como gestão efetiva na escola, programa de recursos descentralizados, planejamento e gestão de turmas e matrículas, patrimônio, bens móveis e imóveis, entre outros. “Todos os diretores que passaram pelo processo de escolha nas escolas vão receber a formação para fortalecer a administração escolar na perspectiva da gestão democrática para resultados”, explicou a chefe do Departamento de Gestão Educacional, Rosangela Bezerra de Melo.

Os gestores também vão participar de exercícios de produção e entrega do relatório do plano de ação escolar. “No início do ano que vem, os diretores devem apresentar um relatório do plano de ação para avaliação do Conselho Escolar. Por isso repassaremos as informações necessárias para a apresentação do documento, que será avaliado”, disse Rosangela.

ONLINE – Além da formação presencial, a oferta também será feita na modalidade à distância, com módulos divididos em carga horária de 24 horas que serão somadas para avanço no plano de carreira. Nessa oferta, participam diretores e diretores-auxiliares de todas as escolas da rede estadual de ensino. Neste ano, a formação online inicia no dia 02 de maio e encerra no dia 03 de dezembro.

Esta notícia foi publicada em 29/03/17 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.  
 

Mais notícias...

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.