Galerias de Imagens > > Sociocultural

Adolescentes

"Com a intensificação do processo de intelectualização e do pensamento abstrato, acontecem os questionamentos dos valores familiares e da comunidade. É comum acontecer uma crise religiosa ou de valores, afinal novas influências e tendências se apresentam na cabeça da criatura. O perigo neste momento é o famoso pensamento "mágico" (fantasias de poder absoluto). Se o adolescente viaja no seu desejo, principalmente o de reconhecimento social, pode pintar uma propensão a atuações sociais ( inclusive transgressões), desencadeando dificuldades e problemas, que podem ir do abuso de drogas, à gravidez prematura, à contaminação com DSTS, chegando até à privação da liberdade.

A adolescência afinal não é só um período de desenvolvimento físico e psicológico, é também uma fase de absorção dos valores socioculturais da comunidade, e de elaboração de projetos pessoais que impliquem, em plena interação social e afetiva. Quando o bebê rechonchudo se transforma naquele menino magrelo, de jeitos estranhamente familiares, os pais se inquietam entre a rejeição e o reconhecimento: o adolescente nos espelha, mostrando a importância de rever valores e paradígmas, de exercitar a tolerância, de insistir no dialogo e no respeito mútuo e acima de tudo investir no recurso do amor." 

por Tânia Costa Duplatt, Psicóloga, Psicanalista, Consultora e Pesquisadora em adolescência e Desenvolvimento Humano, e Coordenadora do Programa "Oficinas Culturais sobre a Adolescência, realizado desde 1997 nas Bibliotecas Públicas de Salvador.

Fonte: http://www.facom.ufba.br/com112_2000_1/esperteen/adolescente.htm

"Com a intensificação do processo de intelectualização e do pensamento abstrato, acontecem os questionamentos dos valores familiares e da comunidade. É comum acontecer uma crise religiosa ou de valores, afinal novas influências e tendências se apresentam na cabeça da criatura. O perigo neste momento é o famoso pensamento "mágico" (fantasias de poder absoluto). Se o adolescente viaja no seu desejo, principalmente o de reconhecimento social, pode pintar uma propensão a atuações sociais ( inclusive transgressões), desencadeando dificuldades e problemas, que podem ir do abuso de drogas, à gravidez prematura, à contaminação com DSTS, chegando até à privação da liberdade. A adolescência afinal não é só um período de desenvolvimento físico e psicológico, é também uma fase de absorção dos valores socioculturais da comunidade, e de elaboração de projetos pessoais que impliquem, em plena interação social e afetiva. Quando o bebê rechonchudo se transforma naquele menino magrelo, de jeitos estranhamente familiares, os pais se inquietam entre a rejeição e o reconhecimento: o adolescente nos espelha, mostrando a importância de rever valores e paradígmas, de exercitar a tolerância, de insistir no dialogo e no respeito mútuo e acima de tudo investir no recurso do amor." por Tânia Costa Duplatt, Psicóloga, Psicanalista, Consultora e Pesquisadora em adolescência e Desenvolvimento Humano, e Coordenadora do Programa "Oficinas Culturais sobre a Adolescência, realizado desde 1997 nas Bibliotecas Públicas de Salvador.