Galerias de Imagens > > Ensino e metodologia

Teoria de Piaget

Piaget desenvolveu sua teoria partindo da curiosidade a respeito do desenvolvimento da inteligência e iniciou seus estudos observando e analisando o comportamento de seus próprios filhos e crianças de sua comunidade.

Ao intitular sua teoria como Epistemologia Genética, isto é, o estudo da forma como o conhecimento é adquirido, Piaget descreveu que o conhecimento surge a partir da construção do sujeito interagindo espontaneamente com o meio. Descobriu que a capacidade de conhecimento da criança passa por etapas e vai sendo aperfeiçoada a medida em que vai passando de uma etapa para outra.Piaget intitulou estas etapas de “períodos do desenvolvimento”: sensório-motor (0 a 2 anos),pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 ou 12 anos) e o operatório formal (11 ou 12 anos em diante).

Baseada nesta teoria surge a proposta de ensino construtivista que propõe uma aprendizagem onde o sujeito constrói seu próprio conhecimento interagindo com objetos e outros sujeitos.

Fonte: http://metodologia43.pbworks.com/TEORIA%20DE%20JEAN%20PIAGET

Piaget desenvolveu sua teoria partindo da curiosidade a respeito do desenvolvimento da inteligência e iniciou seus estudos observando e analisando o comportamento de seus próprios filhos e crianças de sua comunidade. Ao intitular sua teoria como Epistemologia Genética, isto é, o estudo da forma como o conhecimento é adquirido, Piaget descreveu que o conhecimento surge a partir da construção do sujeito interagindo espontaneamente com o meio. Descobriu que a capacidade de conhecimento da criança passa por etapas e vai sendo aperfeiçoada a medida em que vai passando de uma etapa para outra.Piaget intitulou estas etapas de “períodos do desenvolvimento”: sensório-motor (0 a 2 anos),pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 ou 12 anos) e o operatório formal (11 ou 12 anos em diante). Baseada nesta teoria surge a proposta de ensino construtivista que propõe uma aprendizagem onde o sujeito constrói seu próprio conhecimento interagindo com objetos e outros sujeitos.