Galerias de Imagens > > História e pesquisadores da educação

Sala de aula feminina Popular

Fotografia de sala de aula feminina que ilustra o livro Histórias da nossa terra, de Julia Lopes de Almeida, publicado em 1907.

Nesta época, a educação feminina era um privilégio numa sociedade comandada por homens, porém tal privilégio detinha interesses como a necessidade da construção de uma “sociedade civilizada”.

Nesse sentido, as meninas também passaram a serem alvos dos padrões desejáveis para obtenção desta sociedade. Porque além da sua educação o cuidado com os filhos e organização do lar eram tarefas destinadas ao sexo feminino. Essas eram as justificativas encontradas em muitos discursos da época para “permitir” que a mulher freqüentasse os bancos escolares.

Fonte: www.unicamp.br

Fotografia de sala de aula feminina que ilustra o livro Histórias da nossa terra, de Julia Lopes de Almeida, publicado em 1907. Nesta época, a educação feminina era um privilégio numa sociedade comandada por homens, porém tal privilégio detinha interesses como a necessidade da construção de uma “sociedade civilizada”. Nesse sentido, as meninas também passaram a serem alvos dos padrões desejáveis para obtenção desta sociedade. Porque além da sua educação o cuidado com os filhos e organização do lar eram tarefas destinadas ao sexo feminino. Essas eram as justificativas encontradas em muitos discursos da época para “permitir” que a mulher freqüentasse os bancos escolares.