Galerias de Imagens > > História e pesquisadores da educação

Freinet

Celestin Freinet (1896-1966), pedagogo francês que questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização do trabalho pedagógico.
Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental, com técnicas construídas com base na experimentação e na documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação. Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc.

Fonte: www.fae.ufmg.br

Celestin Freinet (1896-1966), pedagogo francês que questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização do trabalho pedagógico. Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental, com técnicas construídas com base na experimentação e na documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação. Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc.