SmartFAQ is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)

Celem



1. O que é o Celem?
O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) é espaço pedagógico oferecido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed-PR), destinado ao ensino e aprendizado de nove línguas estrangeiras: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano.
2. Quais são os objetivos do Celem?
- Proporcionar ensino sistematizado de línguas estrangeiras com oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão linguística;
 - Capacitar os alunos para a comunicação em mais línguas, tornando-os aptos a se engajarem no mundo do trabalho e no acesso às informações;
- Enriquecer e ampliar a formação dos alunos, bem como de seu horizonte cultural, possibilitando-lhes o contato com culturas contemporâneas de diferentes povos e países;
- Preservar a língua, cultura e tradição local, valorizando a diversidade étnica que marca o povo paranaense.
3. Para quem é o Celem?
Podem frequentar as aulas do Celem:
- Alunos da rede pública estadual de Educação Básica, matriculados no Ensino Fundamental - Anos Finais (11 anos de idade completos, no ato da matrícula), no Ensino Médio, na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos;
- Professores e funcionários que estejam no efetivo exercício de suas funções em estabelecimentos de ensino na rede pública estadual de Educação Básica, Seed-PR e NRE;
- Comunidade, desde que comprovada a conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
4. Quais são os cursos ofertados no Celem?
- Cursos básicos para línguas ucraniana, japonesa e mandarim: duração de 03 (três) anos, carga horária anual de 160 (cento e sessenta) horas/aula, perfazendo um total de 480 (quatrocentas e oitenta) horas/aula;
- Cursos básicos para línguas alemã, espanhola, francesa, inglesa, polonesa e italiana: duração de 02 (dois) anos, carga horária anual de 160 (cento e sessenta) horas/aula, perfazendo um total de 320 (trezentas e vinte) horas/aula;
- Curso de aprimoramento (somente para aqueles que tenham concluído o curso básico do Celem): para todas as línguas estrangeiras ofertadas, tem duração de 01 (um) ano, com carga horária de 160 (cento e sessenta) horas/aula.
5. Qual é a legislação que regulamenta o Celem?
A oferta dos cursos do Celem é regulamentada pela Resolução n.º 3.904/2008, de 27 de agosto de 2008, da Secretaria de Estado da Educação, sendo os critérios para implantação, funcionamento e atribuições para os profissionais definidos na Instrução n.º 010/2013, de 17 de dezembro de 2013, da Superintendência de Educação da Seed-PR.
6. Quais são os fundamentos teórico-metodológicos que embasam o trabalho de LEM, no Celem?
O ensino de Língua Estrangeira Moderna (LEM) nos cursos do Celem está pautado nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica para Língua Estrangeira Moderna, documento que visa nortear o trabalho do professor em sala aula e tem como referencial teórico a pedagogia crítica e o ensino da língua fundamentado na diversidade dos gêneros textuais. O ensino de LEM desenvolvido pelo Celem está vinculado à prática social, valoriza a experiência extraescolar e contribui na preparação para o exercício da cidadania e na qualificação para o trabalho.
7. Onde o Celem é ofertado?
O Celem funciona nas instituições de ensino da rede pública estadual de educação do Paraná. As atividades do Celem deverão estar integradas às demais atividades da instituição de ensino onde está sediado, subordinando-se a todas as suas instâncias pedagógicas e administrativas. O início das aulas do Celem é concomitante ao período letivo escolar.
8. Como são selecionadas as escolas que possuem Celem?
Todas as escolas da rede pública estadual de ensino podem ofertar o Celem, de acordo com a Resolução Secretarial n.º 3.904/2008 e a Instrução n.º 010/2013 Sued/Seed-PR, com o aval da comunidade, representada pelo Conselho Escolar.
9. Posso solicitar que o Celem seja ofertado na minha escola?
O Celem pode ser solicitado para oferta em sua escola seguindo orientações da Instrução n.º 010/2013 Sued/Seed-PR, item 4 - Implantação e Cessação dos Cursos do Celem nas Instituições de Ensino.
10. Quando ocorrem as aulas?
A carga horária do Celem é de 4 horas/aula semanais, distribuídas nos turnos regulares (manhã, tarde ou noite) ou intermediários manhã e tarde, de acordo com a opção da instituição de ensino, e de maneira a proporcionar o melhor atendimento aos interessados.
11. Como são realizadas as matrículas dos cursos?
As matrículas nos cursos do Celem são anuais e devem ser efetuadas de acordo com o cronograma de cada instituição de ensino, seguindo as orientações da Seed-PR.
12. Como são determinadas a quantidade de turmas da escola?
As quantidades de turmas são de acordo com a demanda autorizada para a escola, baseada no número de alunos matriculados, seguindo as orientações da Instrução n.º 010/2013 Sued/Seed-PR.
13. Qual o número máximo e mínimo de alunos?
De acordo com a Instrução n.º 010/2013 Sued/Seed-PR, item 5, o número máximo de aluno é 30 (trinta) e o mínimo é 20 (vinte) para os cursos básicos. Para os cursos de aprimoramento, o máximo é 28 (vinte e oito) e o mínimo 15 (quinze).
14. Se o número de alunos interessados no Celem ultrapassar o número de vagas, qual o critério de seleção?
As matrículas devem ser realizadas por ordem de procura dos interessados. Quando o número de interessados ultrapassar as vagas, orienta-se para seja organizada uma lista de espera de vagas possíveis (por não frequência ou desistência do aluno matriculado). É possível o ingresso de novos alunos, da lista de espera, em turmas já iniciadas quando o número de aulas dadas não ultrapassar o limite de 10% (dez por cento) a contar do início do período letivo.
15. Como é realizado o registro escolar do Celem?
A partir de 2008 os dados e as informações sobre as matrículas nos cursos do Celem foram inclusos no Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere) em sua versão Web (Sere/Web). Desta forma, os dados e as informações sobre os cursos serão registrados no histórico escolar dos alunos matriculados nas séries da rede regular de ensino, no campo de estudos complementares.
16. Como é feita a certificação?
A emissão do certificado para alunos concluintes do Celem é realizada pela instituição de ensino onde o curso foi ofertado, por meio do Sere/Web, com registro de avaliação, carga horária e frequência.
17. Quem são os profissionais que atuam no Celem?
Os professores que atuam no Celem fazem parte do Quadro Próprio do Magistério (QPM) ou são aqueles sob regime de contrato temporário (PSS), necessitando de formação específica na língua estrangeira (Licenciatura) ou Curso de Licenciatura em outra área e com comprovação de proficiência na língua estrangeira através de certificação. A escola recebe estes profissionais de acordo com os critérios de distribuição de aulas estabelecido pelo GRHS. Os cursos do Celem são disciplinas de LEM e suas aulas são distribuídas como as demais, seguindo os mesmos critérios; e quando as vagas não são preenchidas por profissionais QPM, podem ser preenchidas por PSS. A direção da escola acompanha a sua necessidade e providências através de seu RH e do NRE de sua jurisdição.
18. Quais foram as mudanças mais recentes na Instrução n.º 010/2013, que rege os trabalhos no Celem?
A partir do ano de 2014, os alunos podem frequentar aulas em cursos do Celem da mesma língua estrangeira que estudam na matriz curricular, por exemplo, quem estuda inglês ou espanhol, no horário regular de aulas, também poderá aprender este mesmo idioma através do Celem.
19. Por que o Celem fortalece as possibilidades de aprendizagem de línguas?
O aprendizado de línguas, além de favorecer a ampliação de horizontes, abre novas perspectivas profissionais e pessoais, possibilita aos envolvidos o acesso a um patrimônio relevante para a formação de sua cidadania, desenvolve novos contornos de sua realidade e, consequentemente, possibilita sua participação de modo mais crítico no mundo, com aptidão melhor para transitar seguramente nas sociedades contemporâneas.
20. Onde buscar mais informação sobre o histórico, o funcionamento, os conteúdos, onde cursar, o DCE, a legislação do Celem?
Você pode encontrar mais informações através da página http://www.lem.seed.pr.gov.br, no Portal Dia a Dia Educação.

CELEM/DEB/SEED-PR.
41 33401728.
DEZ.2015.