Programas e Projetos - Paraná Alfabetizado - Formação Continuada

Os alfabetizadores do Programa Paraná Alfabetizado são selecionados através de Editais públicos organizados pela Seed-PR, obedecendo os seguintes critérios:
  • professores das diversas áreas do conhecimento, vinculados às redes públicas estadual ou municipal de educação, ou;
  • professores habilitados nas várias áreas do conhecimento, mesmo sem vínculo com as redes públicas de educação, ou;
  • educadores populares com ensino médio concluído, residentes em locais de difícil acesso (acampamentos ou assentamentos, vilas rurais, ilhas, terras quilombolas, terras indígenas, dentre outros.), para alfabetização nestes locais.
As inscrições para alfabetizador devem ser realizadas no Núcleo Regional de Educação de sua região.
Para mais informações disque 0800-416200 (ligação gratuita)

O Programa conta ainda com a participação de Coordenadores Locais de Alfabetização. Eles são profissionais da Educação que acompanham semanalmente as turmas de alfabetização, também garantem a formação continuada dos alfabetizadores, organizam a documentação dos alfabetizandos e articulam a infraestrutura necessária à ação alfabetizadora junto às Prefeituras Municipais. Além disso é função dos coordenadores:
  • Organizar e desenvolver reuniões semanais ou quinzenais de formação continuada com carga horária de 8 horas/mês, sendo obrigatória a participação dos alfabetizadores;
  • Realizar visitas semanais ou quinzenais às turmas de alfabetização para contatos com alfabetizadores e alfabetizandos, observação, orientações e avaliação do processo de alfabetização.
Para saber como se tornar um coordenador local de alfabetização disque 0800-416200 (ligação gratuita) ou procure o Núcleo Regional de Educação mais próximo.

Os alfabetizadores e coordenadores locais de alfabetização participam de momentos de formação inicial e continuada em alfabetização promovidos pela Seed-PR, tais como:
  • Curso de Formação Inicial e Continuada de Alfabetizadores e Coordenadores locais, (30 horas);
  • Grupos de Estudos de Formação Inicial e Continuada de Alfabetizadores/as e Coordenadores/as locais, realizados nos municípios, contando com a TV Paulo Freire (30 horas);
  • Reuniões pedagógicas de formação continuada realizadas pela Coordenação Local de Alfabetização, nos municípios (64 horas/anuais);
  • Oficinas descentralizadas de Formação Continuada das Coordenações Locais de Alfabetização nos Polos Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, contando com a participação de educandos (30 horas);
  • Oficinas de produção de materiais de apoio pedagógico.
ícone Avaliação dos alfabetizandos
Recomendar esta página via e-mail: