Programas e Projetos - Paraná Alfabetizado - Como funciona?

O período previsto para o processo de alfabetização é de 8 meses. Sendo a carga horária total de alfabetização correspondente a 320 horas, sendo desenvolvida em 10 horas semanais, através de planejamento pedagógico de temas geradores definido pelo conjunto dos alfabetizandos e alfabetizadores, considerando as dinâmicas específicas e locais de trabalho e disponibilidade.

As turmas de alfabetização deverão ser constituídas permanentemente ao longo do ano, através de chamamentos públicos de alfabetizadores e alfabetizandos, contando com o incentivo e participação de todos os segmentos da sociedade paranaense.

As turmas de alfabetização poderão ser localizadas nas escolas estaduais ou municipais, em centros comunitários, sedes dos sindicatos, salas das igrejas, dentre outros espaços físicos alternativos. É fundamental a acolhida das turmas de alfabetização nas escolas estaduais, garantindo aos alfabetizandos e alfabetizadores, o direito de se sentirem parte da escola que é de todos.

Os educandos alfabetizados deverão ser encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos/Fase I, a ser ofertada pelas Secretarias Municipais de Educação, preferencialmente de forma descentralizada, com o apoio e financiamento do Fundeb – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – Governo Federal.
Recomendar esta página via e-mail: