Sistema Estadual de Jovens e Adultos - Seja - Informações

Censo Escolar 2013

Todos os estabelecimentos de ensino devem ficar atentos e cumprir os prazos de entrega estipulados pelo seu NRE. Os dados deverão ser atualizados e conferidos conforme orientações e todos os problemas encontrados deverão ser informados ao NRE com a máxima urgência, antes do envio. É de inteira responsabilidade do estabelecimento de ensino a conferência de todas as turmas (disciplinas), cadastros de alunos e docentes, preenchidos corretamente e CGMs com matrículas ativas.

Para envio de dados para o Censo, antes de enviar o arquivo, o estabelecimento deverá selecionar o campo: Gerar apenas o relatório de erros - ao selecionar esse campo será realizada a crítica de consistência. Caso haja algum erro, será mostrado nessa crítica e deverá ser corrigido. Tendo a certeza que não existem divergências, o arquivo deverá ser enviado. Para imprimir os relatórios do Censo, acessar: Menu =Censo Escolar = e imprimir os relatórios de dados da escola, de funcionários, transporte escolar e validação dos dados do Censo Escolar. Conferir minuciosamente, assinar e encaminhar ao NRE conforme foram orientados. Essa impressão deverá ser realizada no mesmo dia do envio do arquivo.

A lista de alunos que serão informados ao Censo deverá ser impressa e arquivada no estabelecimento, não devendo ser encaminhada com os demais relatórios.O relatório Rendimento/Movimento não é para esse período do Censo, esse relatório será utilizado somente no final do ano, quando irá responder aos dados que estamos coletando agora. IMPORTANTE: NÃO SERÃO SUBSTITUIDOS OS ARQUIVOS ENVIADOS, portanto, todas as informações deverão estar corretas. Se faltar algum dado em qualquer um dos relatórios, entrar em contato com seu NRE.

Certificação do Enem

A certificação para o Enem mudou. Estamos retirando do ar as rotinas para a certificação manual, permanecendo apenas a certificação emitida pelo sistema. A rotina foi reformulada para atender, além da certificação do Enem 2012 (2011 já estava funcionando), os casos onde o aluno possui algum tipo de aproveitamento de notas em disciplinas concluídas anteriores a data do Enem. Mas devido a grande variedade de tipos de lançamentos que podem ocorrer (por exemplo notas de outros estados) o sistema irá fazer apenas validações básicas dos dados lançados (pelo menos de início). Por isso é preciso muito cuidado no preenchimento dos campos para emissão dos certificados / declarações de proficiência do Enem (os mesmos cuidados dispendidos para o preenchimento manual). O benefício da nova rotina é manter registrado todos os certificados emitidos, facilitando consultas e auditorias que possam ocorrer.


Abaixo os links referentes a Legislação do Enem 2012 para nortear as informações a serem inseridas na emissão automática dos Certificados/Declarações de Proficiência.

Instrução n. 023/2012 (instrução para aproveitamento Enem - 2012)
Resolução n. 793/1012 (referente ao credenciamento dos locais para certificação do Enem 2011)
Resolução n. 7858/2012 (referente ao credenciamento dos locais para certificação do Enem 2012)

Veja mais:
Certificação Enem 2012
Certificação Enem 2011
Cadastro de docentes para o Censo Escolar 2013

Em 2013 o Inep irá compatibilizar o cadastro de docentes do Censo Escolar com os dados que constam no banco de dados da Receita Federal. Para que não haja divergências, teremos que atualizar os cadastros de todos os Docentes e Funcionários (mesmo aqueles já alterados), de todas as escolas que utilizam o Seja, principalmente em relação aos itens: nome, RG, CPF, data de nascimento e escolaridade.

A data para atualização dos cadastros é de 17/04/2013 até o dia 30/04/2013.

1 - Acesse Menu =Administração Escolar= Docente= Cadastro de Docentes e Funcionários;
2 - Para pesquisar todos os cadastros de docentes e funcionários que foram informados no Censo/2012, selecione o nome do Estabelecimento de Ensino;
3 - Clique em pesquisar (para pesquisar o cadastro de um determinado professor você deve informar o número do RG, o nome do estabelecimento e clicar em pesquisar);
4 - A próxima tela trará os principais dados, clique no nome para o cadastro abrir;
5 - Na tela de cadastro de docente, verifique se todos os dados estão corretos e atualizados. Caso sim, salve ao final;
6 - Todos os docentes cadastrados no Censo 2012 foram carregados para serem atualizados para o Censo 2013.

Os Estabelecimentos de Ensino deverão acessar os referidos dados e proceder as devidas alterações, atualizando os campos:

1 - Na listagem, ao lado do nome da mãe, irá aparecer a confirmação que este docente está vinculado à escola para fazer parte do Censo Escolar 2013.
2 - Caso um docente ou funcionário não faça mais parte do quadro da escola, na tela de cadastro, desvincule o mesmo, clicando em EXCLUIR.
3 - Para o docente ou funcionário que ainda não estiver cadastrado, informar seu RG e clicar em pesquisar.
4 - Na próxima tela aparecerá a mensagem: Nenhum docente encontrado na pesquisa. Clicar em Novo Cadastro.
5 - Para a escola que oferta o regular (Sere) e a modalidade EJA (Seja), os funcionários e docentes do regular da escola serão informados no Sere. No sistema Seja, informar somente os docentes que atuam na modalidade EJA.

Observações:
a) É obrigatório informar a disciplina para todos os docentes atuando em 2013.
b) Não será necessário utilizar a função Vincular Turma X Docente.

Importante: todos os cadastros de docentes deverão ser confirmados, pois no envio dos dados para o Censo, os docentes que não foram confirmados para 2013, serão desvinculados da escola automaticamente.
Recomendar esta página via e-mail: